NotíciasRio Grande

Projetos Promotores da Paz e Guarda-Mirim formam mais de 600 alunos da Rede Municipal do Rio Grande

O Cidec-Furg recebeu, nesta quinta-feira (16), a formatura de duas importantes iniciativas desenvolvidas pelo Núcleo da Guarda Municipal, vinculado à Secretaria de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS). Centenas de crianças receberam seus certificados pela participação nos projetos “Promotores da Paz” e “Guarda-Mirim”. As propostas também têm apoio do Núcleo de Educação para o Trânsito Luciano Macedo.

O evento teve início com a apresentação da equipe de Ginástica Artística Wanda Rocha, que em 2025 comemora 20 anos de trajetória. A coreografia foi executada pela equipe infantil/juvenil, e fez parte do espetáculo Wandança de 2024.

Na sequência, foram realizados os juramentos de cada um dos projetos. Logo após, alunos e representantes de cada escola participante receberam os certificados em nome das instituições.

Durante o evento, ainda foi apresentada a nova logo do Promotores da Paz. “Queríamos algo que refletisse essa ideia de alegria, positividade, de um mundo mais feliz, e essa aproximação com alunos e comunidade escolar. Então optamos por ter adolescentes, com visual mais alegre, colorido, que representasse a juventude”, explicou uma das coordenadoras dos projetos, Silvia Lopes.

Promotores da Paz

Voltado aos alunos do 6º ano da Rede Municipal de Ensino, o projeto estimula a reflexão sobre comportamento, pertencimento e convivência pacífica, dentro e fora da escola. Em sua 8ª edição, neste semestre participaram alunos das escolas Cipriano Porto Alegre, São Luís Gonzaga, Olavo Bilac, totalizando 207 estudantes.

Durante cinco encontros, são abordados temas como patrimônio escolar, bullying, violência, prevenção ao uso de drogas, segurança digital, inclusão, superação, e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). As atividades utilizam recursos de mídia, dinâmicas e diálogos abertos, fortalecendo o vínculo entre a instituição e a comunidade escolar.

A aluna do 6º ano da Escola Olavo Bilac, Isadora de Moura, falou sobre a participação no projeto. “Foi uma experiência muito boa. A gente aprendeu muitas coisas no Promotores da Paz e eu estou muito feliz em estar aqui hoje. Aprendemos que o uso de drogas é algo muito errado, e também não devemos praticar bullying. Eu achei tudo muito bom”, disse.

Coordenado pelas guardas municipais Claudete Farias, Renata Dimússio e Silvia Lopes, o projeto promoveu a formatura de 220 estudantes no primeiro semestre de 2025 e, agora, novos grupos concluem o ciclo de atividades. Em seu pronunciamento, Silvia destacou que o objetivo dos dois projetos é abrir portas para os alunos e ampliar seus horizontes.

“O trabalho tanto dos projetos Promotores da Paz quanto dos Guardas Mirins é endossar aquilo que os pais vêm semeando no coração dos filhos. As famílias fazem um grande trabalho, mas às vezes é necessário uma voz diferente e uma linguagem diferente. A figura de alguém fardado, para trazer um novo olhar, enriquecendo o conhecimento deles. A própria formatura é uma oportunidade de tirá-los do ambiente em que estão acostumados, oportunizando conhecer novos ambientes e estarem diante das autoridades”, diz.

A presença das turmas da Marinha marca uma novidade nesta edição. É a primeira vez que os Promotores da Paz atuam em parceria com os projetos Ametista e Renascer, que atenderam 55 alunos. O convite surgiu após a participação de um representante da Marinha em uma formatura anterior.

Guarda-Mirim

Criado em 2023, o projeto Guarda-Mirim chega à 6ª edição. Voltado aos alunos do 4º ano da Rede Municipal, o curso desenvolve atividades pedagógicas que incentivam a conscientização, o resgate de valores éticos e morais e a formação cidadã.

Neste semestre, participaram 455 estudantes das escolas Assis Brasil, Augusto Duprat, Bento Gonçalves, Clemente Pinto, Dolores Garcia, Frederico Ernesto Buchholz, Luiza Sophia Shmidt Tavares, Wanda Rocha Martins, Zelly Pereira Esmeraldo e Zenir de Souza Braga.

Também em cinco encontros, os instrutores propõem palestras, dinâmicas e missões práticas, abordando temas como preservação do patrimônio escolar, respeito às regras e à sinalização de trânsito, bons hábitos, segurança digital e valorização da paz e da convivência harmoniosa.

Manifestações

De acordo com o secretário Carlos Alberto Brusch, a SMMAS está trabalhando com mais de 3 mil crianças, considerando todos os projetos desenvolvidos. “A gente olha para trás e não tem ideia do trabalho que vem sendo realizado para que esses projetos pudessem existir. Antes víamos o Cidec lotado nas formaturas do Proerd da Brigada Militar, e agora a Guarda Municipal e os agentes de trânsito também lotam auditórios com a formatura dos nossos projetos. Aqui 661 formandos e, recentemente, também formamos 150 agentes de trânsito mirim. Parabéns a todos”, concluiu o secretário.

Para o prefeito do Rio Grande em exercício, Renatinho Gomes, são dois trabalhos muito importantes para a cidade, desenvolvendo a cidadania junto aos estudantes.

“Continuem honrando pai e mãe, aproveitem cada vez mais o estudo e tenham responsabilidade. Para as crianças é muito importante continuar aprendendo para que depois possam cuidar da nossa cidade. Que sejam cidadãos e cidadãs, médicos, professores, engenheiros, entre outros. Que possam cuidar de Rio Grande, para que continue sendo uma cidade feliz, alegre e próspera”, disse aos formandos.

Além dos já citados, estiveram presentes o superintendente de Gestão pedagógica da Secretaria da Educação, Felipe Alonso; a vereadora Denise Marques, o deputado federal Alexandre Lindenmeyer; o deputado estadual Halley Lino de Souza; o representante da Marinha, 1º sargento Valério; e o representante do 6º GAC, Tenente Pereira Nunes.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.