NotíciasRio Grande

Projeto Promotores da Paz realiza formatura de 220 estudantes em Rio Grande

A Prefeitura do Rio Grande realizou nesta quarta-feira (9) a formatura do primeiro semestre do projeto “Promotores da Paz”, com 220 crianças de cinco escolas do Município: Altamir de Lacerda, Alfredo Ferreira Rodrigues, Eliézer de Carvalho Rios, Pedro Carlos Peixoto Primo e Sant’Ana. A ação ocorreu no espaço Praça Eventos, no Praça Rio Grande Shopping, com a presença de autoridades, professores, alunos e familiares dos Promotores da Paz.

Na oportunidade, foram entregues os certificados para representantes dos formandos e professores. O evento também foi marcado por apresentações artísticas, como da banda marcial da escola Alfredo Pereira Rodrigues e do grupo de dança Turma de Formação Esportiva Break Dance Sesc, do Educandário Coração de Maria.

“Quero dizer da nossa alegria de poder confraternizar com esses alunos e alunas. Que nós possamos multiplicar a paz, a educação, o conhecimento, o civismo e a cidadania na nossa cidade, cultivando a semente da paz e do amor. Parabéns a todos que se dedicaram para esse projeto e vamos continuar com esse trabalho tão importante aqui no Rio Grande”, disse o vice-prefeito Paulo Renato Gomes em seu pronunciamento.

O projeto, desenvolvido pelo setor de Educação da Guarda Municipal, vinculada à Secretaria de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS), é direcionado para os alunos do 6º ano e tem a proposta de discutir as problemáticas relacionadas às condutas de comportamento, levando os participantes à reflexão sobre o sentimento de pertencimento e a influência de suas ações em prol de um ambiente de paz dentro e fora da escola.

Dinâmica e influência nos alunos

Durante os cinco encontros realizados com cada turma são discutidas temáticas que envolvem patrimônio escolar, pertencimento, violência, bullying, prevenção ao uso de drogas, dicas de segurança (inclusive no mundo virtual), inclusão, superação, a autoridade do professor na sala de aula, além do Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA.

Para as atividades são utilizados recursos de mídia, dinâmicas e diálogos abertos como método de interação e integração com os estudantes visando o fortalecimento do vínculo entre a instituição e a comunidade escolar. Conforme a equipe organizadora, dessa forma, a proposta é reforçar junto aos estudantes a necessidade de um comportamento voltada a um convívio social mais pacífico.

De acordo com a guarda municipal e uma das promotoras do projeto, Silvia Lopes, a iniciativa é como “ plantar uma semente torcendo para que ela germine, mas cabe aos estudantes fazer com que isso cresça nos seus corações”.

“O trabalho tem como objetivo semear valores que possam levar esses jovens a terem um cuidado com o meio em que vivem, seja o patrimônio escolar ou o patrimônio do município, por exemplo. Também o cuidado com a sua própria vida, com o seu corpo, e com isso falamos sobre se afastar das drogas, ter uma vida correta e buscar os caminhos daquilo que é bom e saudável. Esperamos que isso possa dar uma alegria a eles e também a sua família, que a família possa ter orgulho das pessoas que eles estão se tornando”, comenta Sílvia.

Além disso, o trabalho realizado pela equipe tem repercutido positivamente no ambiente escolar. Na escola Eliézer de Carvalho Rios, por exemplo, as temáticas levantadas pelo projeto geraram debates entre os estudantes e foram levados para dentro de casa.

“Houve uma grande melhora no relacionamento deles dentro da sala de aula com os próprios colegas. Essa reflexão sobre o uso da internet e do acesso a determinados sites que não são recomendados para certas idades veio à tona, isso foi muito discutido. Felizmente eles também inclusive comentaram em casa, com seus familiares. Isso tudo ocorreu após começarem a ter acesso ao projeto e foi muito gratificante acompanhar o interesse dos alunos e também ver os familiares procurando se informar sobre o que os filhos estavam acessando”, conta a professora Alessandra dos Santos.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.