NotíciasRio Grande

Projeto Pé na Areia chega à 27ª edição

Teve início na manhã desta terça-feira (6) mais uma edição do projeto Pé na Areia, desenvolvido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Município do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas – SMMA, com o apoio integrado da FURG e de outras secretarias.

O projeto chega a sua 27ª edição e atende crianças de 7 a 10 anos, trabalhando a consciência ambiental e incentivando o cuidado com a natureza através de atividades lúdicas. Ao dar as boas-vindas para a nova turma, a secretária adjunta da SMMA, Daiane Marques, destacou: “O meio ambiente é a casa que todo mundo compartilha. É uma casa só, para todos nós, e por isso que nós temos que cuidar bem dela. Esse ano teremos novidades e vamos trabalhar assuntos diferentes. Cada dia que vocês vierem aqui vai ter uma pessoa nova, tri legal, para conversar com vocês”, disse.

O prefeito em exercício, Paulo Renato Gomes – Renatinho participou da abertura oficial e falou sobre a importância do projeto na formação das crianças. “É uma alegria estar aqui novamente com vocês. Durante esses dias, vocês vão aprender sobre algo muito importante, que é o meio ambiente: o ar que a gente respira, a fauna, a flora e, especialmente, a preservação da nossa praia, que é a maior do mundo. É cuidando da natureza que aprendemos a respeitar as espécies e a conviver melhor com o ambiente onde vivemos. Tenho certeza de que vocês vão levar esse aprendizado para casa e para a vida”, afirmou.

Nesta edição, o Pé na Areia atende 111 crianças, organizadas por faixa etária, nos turnos da manhã e da tarde. O grupo é formado por crianças atendidas pelos CRAS Zona Portuária, Cidade de Águeda e Dra. Lúcia Nader, através da Secretaria de Município de Assistência Social e Direitos Humanos.

Ao longo da programação estão previstas atividades de integração, conversas educativas e saídas de campo, para que as crianças tenham contato direto com o meio ambiente. Elas terão a oportunidade de conhecer espaços como o Bosque das Caturritas, o Horto do Cassino e visitar a praia, além de aprender na prática sobre preservação ambiental, cuidado com os oceanos, resíduos sólidos, mudanças climáticas e a importância da biodiversidade. A programação completa está disponível em anexo.

O projeto sob o olhar das crianças

Além do aprendizado, o Pé na Areia também proporciona entretenimento durante o recesso escolar de verão. Na primeira manhã de atividades, as crianças puderam se divertir através da música, tocando instrumentos confeccionados em edições anteriores, como tambor e chocalho, feitos a partir de material reciclável.

Eduardo Jardim, de 11 anos, morador do Bairro Getúlio Vargas, participa do projeto desde os 9 anos e destacou que se diverte ao mesmo tempo em que aprende: “Hoje eu toquei música, me diverti e fiz um monte de coisas também. E eu gosto porque eles ensinam sobre o meio ambiente”, comentou.

Jackson Silveira, de 12 anos, também morador do BGV, participa do Pé na Areia há três anos. Para ele, o que mais chama a atenção são as atividades realizadas em grupo. “O que eu mais gosto é brincar com os amigos, aprender sobre o meio ambiente e também ver os animais voltando para o mar”, disse, ao se referir às ações voltadas ao estudo da vida marinha, desenvolvidas com o apoio dos projetos Caminho Marinho e Ritmo do Mar, que também integram o Pé na Areia.

Prestigiaram o evento a Guarda Municipal, representantes da Defesa Civil, da empresa Sagres, dos CRAS, funcionários da Secretaria do Meio Ambiente, entre outros parceiros.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.