Prefeitura segue com higienizações de paradas de ônibus como parte do plano de enfrentamento ao COVID-19
A Prefeitura do Rio Grande, por meio da Secretaria de Controle e Serviços Urbanos (SMCSU) tem realizado diariamente a higienização de locais com grande fluxo de pessoas, como ruas mais movimentadas, terminais de transporte coletivo, como o localizado na Praça Tamandaré, e diversas outras paradas de ônibus em nosso município. Hospitais e unidades de saúde também recebem a limpeza, que tem por objetivo evitar a proliferação do Coronavírus em nossa cidade.
Segundo Dirceu Lopes, Superintendente e Coordenador das Ações de Infraestrutura e Segurança Contra o Coronavírus, a higienização compõe o plano de enfrentamento ao COVID-19 no nosso Município. “Desde o dia 23 de março realizamos este serviço. Serve para que estes pontos de aglomeração não sejam possíveis depósitos de Covid-19, e as pessoas que por ali transitam não peguem o vírus e propaguem por outros locais. Além do isolamento social, a higienização faz parte da estratégia da não circulação do vírus”, salientou.
A limpeza hoje envolve 245 pessoas, que atuam conforme roteiro estabelecido pela secretaria. O serviço inicia às 8h, sendo realizada diariamente nos seguintes locais: Postos de Saúde, Delegacias de Polícia, Secretaria de Saúde, Portões do Porto Novo, Hospital de Santa Casa, Hospital de Cardiologia e Hospital Psiquiátrico. Os estabelecimentos de saúde recebem limpeza com uma solução de peróxido de hidrogênio, aplicadas nas áreas internas por meio de máquinas costais pulverizadoras.
No período da tarde, a partir das 13h30, a SMCSU realiza a higienização nos terminais de transporte coletivo, incluindo Praça Tamandaré, Integração, Trevo, Cassino, Quinta e Povo Novo. A ação ainda inclui a limpeza da Hidroviária e a parada próxima ao Supermercado Big. Além disso, também no período da tarde, o serviço ocorre na área externa da Santa Casa do Rio Grande e no Hospital Universitário.
À noite as equipes retornam para nova limpeza nos terminais e na hidroviária, assim como das áreas externas dos hospitais. Durante a noite, agências bancárias também são higienizadas em suas partes externas. O serviço ainda inclui a higienização do Presídio Estadual do Rio Grande, que acontece no período da manhã, três vezes por semana, nas segundas, quartas e sextas-feiras.
Com exceção dos estabelecimentos de saúde, todos os demais locais são higienizados usando solução de água, cloro, carbonato de sódio e detergente. O serviço inclui escovação, e o enxágue é feito com solução de água e cloro. Durante o trabalho, são utilizados quatro caminhões pipas, três caminhonetes adaptadas com lava jato e tambores de mil litros e 10 máquinas costais elétricas.
A atividade conta com o apoio do Executivo Municipal, Secretaria de Saúde, Secretaria de Infraestrutura, Secretaria da Fazenda, da Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança, Corsan e Marinha do Brasil.
Assessoria de Comunicação PMRG
Foto: Divulgação