NotíciasRio Grande

Prefeitura do Rio Grande realiza entrega de mais de 1100kg de alimentos na vila São Miguel

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SMADH) realizou, nesta terça-feira (13), na Igreja São Miguel, mais uma etapa de entrega de alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que conta com recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Nesta semana, foram contempladas aproximadamente 100 famílias da Vila São Miguel, que receberam cerca de 1.100 kg de alimentos, avaliados em R$ 8 mil.

A ação ocorre após assinatura da Prefeitura, por meio da SMADH, com o MDS para o fornecimento do PAA. Os itens são produzidos por 23 agricultores familiares da Cooperativa Agropecuária de Arroio do Padre (COOPAP), que terão o prazo máximo de dois anos para fornecer, 22.674 kg de hortifruti.

Essa é a quarta entrega neste formato do PAA, que atualmente está ocorrendo semanalmente, normalmente nas terças-feiras. A atividade, iniciada em Rio Grande em dezembro de 2025, já ocorreu nos bairros Getúlio Vargas, Castelo Branco e Mangueira, com cerca de 150 famílias contempladas em cada localidade.

De acordo com a secretária Dianelisa Peres, a proposta está diretamente relacionada com o eixo de segurança alimentar, uma vez que pessoas com pouca condição econômica não costumam ter acesso a uma alimentação de qualidade, “fresquinha, direto do produtor”. A organização em formato de feira também permite que as famílias escolham os produtos que querem comer, e não apenas recebam o que está sendo imposto. Além disso, os eventos semanais de entrega dos alimentos também também permitem a aproximação das equipes da Secretaria e dos CRAS da comunidade.

“A partir dessa reformulação do PAA, a ideia é garantir uma alimentação saudável e de qualidade. Mas também trazemos o nosso trabalho para as pessoas. É um trabalho de acompanhamento, de fortalecimento de vínculos entre os serviços e as comunidades. Avalio que esse é o momento, toda terça-feira, de aproximarmos a assistência social de quem dela tem direito, garantindo assim os direitos humanos das pessoas”, afirma.

Moradora do bairro há 34 anos, Elizandra de Souza diz que os alimentos serão muito importantes para a alimentação dos filhos.

“É uma boa ajuda, Pela situação que a gente teve, tivemos enchente aqui, perdemos tudo, então toda ajuda é bem e vai ser bem utilizada”, comenta.

Organização com lideranças locais

Ainda conforme a secretária Dianelisa, a equipe da SMADH tem dialogado com lideranças comunitárias e associações de bairros para avaliar aqueles com maior necessidade, visando atender pessoas que realmente enfrentam situação de vulnerabilidade. A distribuição também tem considerado questões geográficas para facilitar a logística de entrega.

“Nós queremos abranger o maior número de bairros possível. Mas temos o objetivo de atender a população que realmente precisa. Por isso estamos buscando essas lideranças comunitárias, que conhecem a realidade das pessoas da região”, ressalta.

Na próxima semana, a entrega do PAA será no bairro Santa Rita de Cássia. Conforme o cronograma, no dia 27 a ação chega à região da Barra.

Alimentos fornecidos de acordo com a estação

Os itens entregues podem variar de acordo com a época do ano. Isso porque cada variedade possui o seu período de cultivo e as produções podem variar por diferentes fatores, como questões climáticas. Veja, abaixo, os hortifruti distribuídos na vila São Miguel.

  • Abóbora Cabotiá
  • Abobrinha Itália
  • Alface Crespa
  • Banana Prata
  • Berinjela
  • Maçã Gala
  • Milho Verde
  • Cebola

A aposentada Shirlei Cardoso esteve no local para receber os alimentos que, segundo ela, irão ajudar muito sua família. Ela ficou especialmente satisfeita com a distribuição de berinjelas e abobrinhas.

“Gostei bastante que teve berinjela, eu tomo chá de berinjela. E a abobrinha, já fiz ela frita e é bem boa”, conta.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.