Prefeitura do Rio Grande realiza ações preventivas contra possibilidade de fortes chuvas
Com a previsão de fortes chuvas no município do Rio Grande para os próximos dias, diversos setores da Prefeitura têm se organizado com o objetivo de diminuir os impactos dos prováveis transtornos, assim como para atender à população que venha a ser prejudicada. Nesta quarta-feira (7), durante reunião entre os titulares das secretarias de Cidadania e Assistência Social (SMCAS) e de Relações Institucionais e Comunitárias (SMREIC), Dianelisa Amaral e Cláudio Costa, ficou acordado que escolas das regiões das áreas do Centro, Zona Oeste e Vila da Quinta estarão de sobreaviso, inclusive com servidores de plantão, caso tenham que atender desabrigados. A disponibilidade de colchões também foi tratada na reunião.
A Defesa Civil do Rio Grande informou que está com equipes de prontidão e com equipamentos e materiais organizados para atender qualquer emergência. “Estaremos monitorando constantemente”, disse o secretário executivo da Defesa Civil, Anderson Montiel.
Um dos locais de preocupação da gestão da Prefeitura é o bairro Getúlio Vargas, bastante atingido pela enchente do ano passado. Equipes do Gabinete de Programas e Projetos Especiais (GPPE) estiveram junto com o secretário de Infraestrutura, Luiz Francisco Spotorno, na tarde desta quarta-feira, visitando o bairro. Próximo às ruas 21 e 23 do bairro, estudaram possibilidades de melhorar a passagem das águas pela rede fluvial que ainda está em obras.
Por sua vez, a Secretaria de Serviços Urbanos (SMSU) estava providenciando a locação de bombas de água, caso haja necessidade de fazer o bombeamento emergencial em alguma região da cidade. Além disso, as secretarias de Serviços Urbanos e a de Infraestrutura têm trabalhado em conjunto, dia a dia, na limpeza do lixo descartado em locais impróprios da cidade, bem como na desobstrução de canais e bueiros. Um exemplo é o Canalete da Major Carlos Pinto, onde máquinas trabalhavam, ainda nesta quarta-feira à tarde.
Conforme o secretário Spotorno, a limpeza do sistema de drenagem é intensa. “Nossa drenagem capta a água das bocas de lobo e da tubulação, propriamente dita. Em razão da obra que está ocorrendo no Canalete da Major Carlos Pinto, fizemos uma saída alternativa para o escoamento das águas. Por enquanto, foi a intervenção mais significativa que realizamos no local”, disse o secretário referindo-se às ações preventivas da pasta contra os efeitos das chuvas. A Secretaria de Infraestrutura também revisou as casas de bombas e constatou que todas estão em operação adequada para atender a demanda. Todas as casas estão com servidores de prontidão, caso seja necessário operar o sistema. Mas o secretário Spotorno reforçou o pedido em relação ao lixo descartado de forma inadequada. “Isso (lixo) vai para o sistema de drenagem que, por vezes, provoca intenso acúmulo de água”, explicou.
Fora essas ações preventivas, a Prefeitura tem realizado limpeza de canais no entorno do Parque Marinha, na Vila da Quinta, no Arroio das Cabeças e em várias obras estruturantes na cidade. “O objetivo é garantir que possamos enfrentar os eventos extremos e amenizar efeitos mais graves à população”, sintetizou Cláudio Costa.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp