Prefeitura do Rio Grande inicia Semana Nacional de Museus com mostra sobre frequentadores do Mercado Público
A Fototeca Municipal Ricardo Giovannini, vinculada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa, inaugurou, nesta segunda-feira (12), a exposição Retratos de um Mercado Municipal: Frequentadores do Mercado Público do Rio Grande, com materiais de Felipe Dumont e Thierry Rios. A mostra marca a abertura da 23ª Semana Nacional de Museus, que tem como tema “O Futuro dos Museus em Comunidades em rápida transformação” e é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Ministério da Cultura (Minc).
A exposição é composta por 40 imagens de frequentadores e comerciantes do Mercado Público, feitas no ano de 2022. Muitos dos retratados foram, inclusive, escolhidos pelo público que costuma estar no Mercado ou que tem ali o seu local de trabalho. A mostra segue disponível até o dia 5 de setembro, das 13h às 18h30, na Fototeca, localizada no andar térreo da Prefeitura.
“A intenção não era retratar o mercado apenas como paredes, como espaço construído, mas sim quem circula, quem frequenta. São as entradas e saídas, as vivências das pessoas naquele local. É um espaço de práticas econômicas, mas muito mais do que isso, é uma significação de narrativas. Cada um que chega ali passa sua história pessoal, compartilha com o grupo e segue adiante”, destaca a coordenadora Gianne Atallah.
A estreia da exposição teve a participação da equipe do projeto Sesc Maturidade Ativa. O grupo ainda foi convidado para participar da oficina “Carta para uma Fotografia”, ação que também faz parte da programação da Semana dos Museus em Rio Grande. A proposta é retomar uma experiência muito comum décadas atrás e que perdeu espaço a partir do avanço da tecnologia: a escrita de cartas.
“O objetivo é trazer essa vivência, que hoje tem uma ocorrência muito menor, que é a escrita de cartas, uma correspondência que se fazia com tanto fervor. Queremos trazer à tona as lembranças de pessoas que já fizeram isso em algum momento e levar essa experiência de escrever algo de forma manual, criando narrativas, para quem nunca teve essa experiência”, comenta Gianne.
A atividade é direcionada para toda comunidade e já existem grupos inscritos de diferentes perfis, desde pessoas de mais idade até o público jovem. Ela acontece de 12 a 16 de maio, e a participação deve ser agendada pelo e-mail fototeca.rg@gmail.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp