Portos RS apresenta novos investimentos na presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, durante visita oficial ao Porto do Rio Grande
Infraestrutura terrestre, avanço das dragagens, nova poligonal e agenda de concessões integram portfólio de ações até 2026
Durante visita oficial ao Porto do Rio Grande nesta quinta-feira (16), o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, apresentou ao ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Filho, um portfólio de investimentos em curso e planejados com o objetivo de modernizar, ampliar e consolidar a infraestrutura logística do maior complexo portuário do sul do país. Cristiano Klinger recepcionou o ministro e sua comitiva, apresentando uma visão estratégica das ações, como a nova poligonal do porto, o plano de dragagens em sete lotes, os investimentos em pavimentação interna, a estruturação do Vessel Traffic Service (VTS), os estudos para concessão do canal de acesso e os novos projetos de arrendamento com leilões previstos para 2026.
A visita institucional também marcou o alinhamento entre a autoridade portuária estadual e o governo federal sobre os principais eixos da política portuária no estado. “O que apresentamos hoje é uma agenda de Estado, com iniciativas que respondem diretamente aos gargalos logísticos do presente, mas também preparam nosso sistema para as demandas futuras”, avaliou o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger.
Um dos destaques da apresentação foi a publicação da nova poligonal do Porto do Rio Grande, redefinida pela Portaria nº 568, de 3 de outubro de 2025, com vigência a partir de 3 de novembro. A medida atualiza o perímetro sob gestão da autoridade portuária, o que permite maior segurança jurídica e eficiência administrativa na gestão de áreas e investimentos.
Na sequência, foram abordadas as obras de dragagem atualmente em execução e em fase preparatória. O cronograma contempla sete lotes, com quatro já em andamento: Itapuã (concluído), canais do Lote 2 (Leitão, Pedras Brancas, Furadinho e São Gonçalo), Canal da Feitoria e Canal de Acesso de Rio Grande. Os Lotes 5 e 6, que abrangem 11 canais, já tiveram seus editais publicados, enquanto o Lote 7, com mais quatro canais, aguarda a finalização das licitações para início das obras. O conjunto das dragagens busca restabelecer as profundidades operacionais nas hidrovias interiores e marítimas, ampliando a segurança da navegação e a eficiência do escoamento de cargas.
Outro ponto estratégico discutido foi a proposta de concessão do canal de acesso de Rio Grande e da hidrovia interior. Ainda no mês de outubro, a INFRA SA entrega ao Ministério de Portos e Aeroportos os estudos que embasam a modelagem da concessão. Em novembro está previsto o início dos trâmites administrativos para abertura de consulta pública. O leilão está previsto para o quarto trimestre de 2026.
No eixo da infraestrutura terrestre, foi destacada a conclusão das obras das Fases 1 e 2 de pavimentação interna do porto, com investimentos de R$13,2 milhões. O escopo das intervenções incluiu a pavimentação de vias, drenagem, sistema de separação de água e óleo, rampa de lavagem e sinalização.
Também foi apresentada a estruturação do sistema VTS (Vessel Traffic Service), voltado à modernização do monitoramento e da segurança da navegação no complexo. O projeto contempla a aquisição de um sistema fechado de monitoramento, incluindo estrutura de dados e operação integrada.
Por fim, foram apresentados os projetos de seis áreas arrendáveis com leilões previstos para 2026 e 2027. Os empreendimentos incluem quatro terminais voltados para granel líquido – três greenfield (RIG 28 e RIG 23) e dois brownfield (RIG 40 e RIG 25) – além de dois com foco em granéis sólidos ou pátio de triagem (RIG 13 e RIG 14). Somados, os projetos movimentarão mais de R$1,5 bilhões em investimentos privados.
Durante a visita, nistro Silvio Filho ressaltou a convergência de esforços entre os entes públicos para garantir avanços estruturais no sistema logístico do estado. “Temos três prioridades muito claras: a estruturação do canal de acesso, a consolidação da hidrovia da Lagoa Mirim e a realização de quatro leilões até abril de 2026, nas áreas de granéis líquidos, sólidos e carga geral. Cada uma dessas frentes representa uma alavanca de desenvolvimento para o Estado,” afirmou. O ministro também destacou que as ações em curso buscam garantir eficiência de longo prazo para o Porto do Rio Grande. “O que estamos fazendo aqui é garantir previsibilidade e segurança operacional para os próximos 25 anos, com uma modelagem que não onera os custos do porto e organiza o canal de acesso com visão de longo prazo,” completou.
A agenda técnica também reforçou o alinhamento entre governo estadual e federal para a valorização da multimodalidade e a ampliação da participação das hidrovias na matriz de transportes. “A operação de dragagem, a atualização da poligonal e os novos arrendamentos fortalecem o papel do Porto do Rio Grande como eixo de integração entre os polos de produção do interior e o comércio exterior. É uma visão de longo prazo que garante competitividade ao estado”, destacou Klinger.
Ao longo da visita, foram debatidos os impactos esperados de cada uma dessas ações na geração de emprego, na expansão da capacidade logística e no fortalecimento da presença internacional do porto.
Assessoria de comunicação Portos RS
Foto: Portos RS
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