Para combater o risco de reintrodução do vírus do sarampo, Rio Grande do Sul intensifica vacinação
A medida foi motivada pela confirmação de um caso importado em Porto Alegre e pelo aumento de casos no continente americano
A Secretaria da Saúde (SES) lançou um plano emergencial para intensificar a vacinação contra o sarampo em 35 municípios considerados de alto risco para a reintrodução do vírus. A medida foi motivada pela confirmação de um caso importado da doença em Porto Alegre, em abril de 2025, e pelo aumento expressivo de casos nas Américas – 7.150 casos neste ano, segundo o boletim divulgado pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) com dados registrados até 14 de junho.
A vacinação é a única forma eficaz de prevenir o sarampo, doença altamente contagiosa e potencialmente grave, especialmente para crianças pequenas e adultos jovens. A cobertura vacinal de pelo menos 95% é essencial para evitar surtos e manter o estado livre da circulação do vírus. A vacinação será feita com os imunizantes Dupla Viral (sarampo e rubéola) e Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), conforme a faixa etária.
A meta é vacinar todos os suscetíveis identificados durante a campanha. O plano de ação “Intensificação da Vacinação contra o Sarampo” e a Nota Informativa 9 do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) detalham as estratégias que estão sendo adotadas. As ações de mobilização devem ocorrer entre 23 de junho e 23 de setembro e tem como público-alvo a população entre 6 meses e 59 anos que não tenha esquema vacinal completo.
Algumas ações previstas
- Intensificação das ações de bloqueio vacinal seletivo em até 72 horas após identificação de casos suspeitos;
- Aplicação da dose zero da vacina em crianças de 6 meses a 11 meses nos municípios prioritários;
- Busca ativa e vacinação seletiva em áreas de grande circulação, como escolas, aeroportos, estações de transporte e eventos de massa;
- Revisão da situação vacinal de trabalhadores da saúde e da educação;
- Registro nominal das doses aplicadas nos sistemas oficiais de informação.
Municípios prioritários
Os municípios prioritários incluem cidades de fronteira com Argentina e Uruguai, localidades turísticas da Serra e a capital Porto Alegre. A escolha se baseia em fatores como baixa cobertura vacinal, alto fluxo de turistas e mobilidade populacional. O municípios prioritários são:
- Porto Alegre
- Barra do Quaraí
- Itaqui
- Quaraí
- Sant’Ana do Livramento
- Uruguaiana
- Garruchos
- Pirapó
- Porto Xavier
- Roque Gonzales
- São Borja
- São Nicolau
- Novo Machado
- Porto Lucena
- Porto Mauá
- Porto Vera Cruz
- Derrubadas
- Tiradentes do Sul
- Chuí
- Jaguarão
- Aceguá
- Canela
- Caxias do Sul
- Gramado
- Nova Petrópolis
- Picada Café
- São José dos Ausentes
- Vacaria
- Bento Gonçalves
- Carlos Barbosa
- Garibaldi
- Guaporé
- Nova Prata
- Veranópolis
- Farroupilha
Ascom SES RS
Foto: Divulgação
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp