NotíciasRio Grande

Obras da UBSF Bernardeth devem iniciar na próxima semana

Na última quarta-feira, 27, o secretário de Município de Relações Institucionais e Comunitárias, Cláudio Costa, e a secretária do Gabinete de Programas e Projetos Especiais – GPPE, Giovana Trindade, estiveram reunidos com a comunidade do bairro Bernardeth para apresentar o projeto da nova Unidade Básica de Saúde da Família – UBSF, que tem previsão de iniciar as obras na próxima semana.

O encontro contou ainda com a participação do coordenador de Saúde da Família da Secretaria de Saúde, André de Azevedo Santos, do vereador Salomão Moraes (PL), além de moradores dos bairros Bernardeth e Parque Coelho, lideranças comunitárias, associações de bairro, membros do Conselho Municipal de Saúde e do conselho gestor da unidade básica local.

Durante a reunião, realizada na sede da Igreja do Evangelho Quadrangular do bairro, que cedeu o espaço, a secretária Giovana apresentou a planta da obra, construída em diálogo com a Secretaria de Saúde, e detalhou as características da nova estrutura. “É um posto que contempla todas as necessidades. Possui sala de reuniões, recepção, vários consultórios, consultório odontológico, banheiros, enfim, é um posto completo”, destacou.

Ela também explicou que o projeto da UBSF foi elaborado em março de 2018 pela arquiteta Juliana Soares. O orçamento passou por atualização em julho de 2024 e, posteriormente, o Município cadastrou a proposta no novo PAC, recebendo a verba necessária para execução da obra. A licitação foi aberta em outubro de 2024 e a empresa foi contratada no mês seguinte.

“É um projeto que já estava pronto quando assumimos a gestão. A empresa havia sido contratada, mas não havia recebido a ordem para execução da obra”, acrescentou Giovana.

Segundo a secretária, em 2025 o GPPE expediu a ordem de início, mas o processo precisou ser interrompido após a constatação de árvores no terreno — uma etapa que deveria ter sido verificada antes da licitação, pela gestão anterior. A situação gerou atraso na execução do projeto.

O GPPE, então, deu andamento ao processo de licenciamento junto à FEPAM para a retirada das árvores. A autorização foi concedida no dia 16 de julho de 2025 e, já no dia 18, em parceria com as secretarias de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas e de Serviços Urbanos, todas as supressões e transplantes necessários foram realizados, juntamente com a limpeza do terreno.

Mesmo após a liberação, a empresa responsável pela obra não deu início aos trabalhos na data prevista. “Nós já notificamos a empresa por duas vezes por não ter começado as obras e iniciamos o processo para aplicar multa por atraso. A nova previsão é de que os trabalhos iniciem na próxima terça-feira, 02 de setembro. O engenheiro responsável já se apresentou na secretaria”, completou a secretária.

O encontro foi uma oportunidade de elucidar a comunidade quanto aos processos necessários para tirar a obra do papel, destacando que a nova gestão está empenhada para que as obras iniciem, com a previsão de entregar o novo posto em setembro de 2026.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.