Mutirão da Cidadania leva escuta e serviços ao bairro Navegantes
A comunidade do bairro Navegantes recebeu, na quinta-feira (13), a 11ª edição do Mutirão da Cidadania, uma iniciativa da Prefeitura do Rio Grande que leva serviços, orientações e atendimentos direto às comunidades. A ação ocorreu em frente à EMEI Navegantes e reuniu diversas secretarias municipais e instituições parceiras.
O secretário de Relações Institucionais e Comunitárias, Cláudio Costa, agradeceu a parceria da EMEI Navegantes para a realização do mutirão e destacou o trabalho desenvolvido no bairro ao longo da semana, lembrando que o Município vem avançando em iniciativas importantes para a região, como o projeto de uma nova escola de ensino fundamental que será construída.
“Quero agradecer a presença de todos e reforçar que o Município tem trabalhado para atender as demandas do bairro. Tivemos a nossa reunião na escola segunda-feira e hoje estamos trazendo diversos serviços, como Cadastro Único, atendimentos em saúde, Rede de Mulheres Empreendedoras, Escolinha de Trânsito, entre outros. E agradeço especialmente à direção da EMEI Navegantes pela parceria na realização deste evento”, disse.
Serviços oferecidos à população
Além da limpeza urbana, que foi realizada ao longo da semana no bairro, durante toda a tarde a comunidade teve acesso a diferentes serviços de escuta, orientação e encaminhamento.
Estiveram presentes a Ouvidoria da Prefeitura, com um espaço aberto para ouvir dúvidas, sugestões e reclamações; o PROCON, esclarecendo sobre direitos do consumidor; a Defesa Civil, que realizou orientações importantes sobre prevenção e resposta a eventos climáticos, tendo em vista que o bairro Navegantes foi atingido pelas enchentes; serviços em saúde, orientações sobre saúde do homem, da mulher, do idoso e do adolescente, vacinação e testes rápidos; Programa Primeira Infância Melhor; serviço social do CRAS, como atualização do Cadastro Único; orientações e cuidados preventivos sobre a dengue; educação ambiental, educação para o trânsito, distribuição de livros através do projeto Lumina Mundo, Varal Solidário com doação de roupas, além de diversos outros serviços.
A Prefeitura também contou com a presença de parceiros como Corsan, CEEE Equatorial, ACORRG, Cooperativa Navegantes e EEEM José da Silva Paes.
Projeto Guardiões da Natureza
Uma das atividades de destaque nesta edição do mutirão foi a oficina dos Guardiões da Natureza, realizada pela secretária adjunta da SMREIC, Thais Saggiomo, em parceria com a Cooperativa Navegantes – representada por Marisa Borges – e com as professoras da EMEI Navegantes, além de uma turma de 10 crianças.
Os alunos realizaram a limpeza das ruas do bairro, aprendendo de forma lúdica a não descartar lixo em vias públicas ou na natureza. Com o apoio da cooperativa, os pequenos separaram o material reciclável de todo o lixo que foi coletado, aprendendo na prática sobre cuidado e conscientização ambiental.
Ao final da oficina, os alunos receberam um certificado de participação, um caderno feito com material reciclável e uma caixa de lápis de cor. A secretária adjunta comentou sobre a iniciativa:
“Dentro do Mutirão da Cidadania estamos trabalhando a educação ambiental junto com a escola. Saímos às ruas, em parceria com a Cooperativa Navegantes, para retirar tudo que não pertence à natureza. As crianças se comprometeram em levar isso adiante, para seus pais e amigos, tornando-se multiplicadoras do cuidado com o meio ambiente”, disse.
A escola como espaço de integração
A professora Andreia Ferreira da Silva, diretora da EMEI Navegantes, destacou a importância da integração entre escola, poder público e a comunidade do bairro:
“Hoje estamos aqui acolhendo a Prefeitura Municipal com os serviços públicos, no Mutirão da Cidadania. Mutirão este, que é uma excelência em atendimento às comunidades. Eu quero, inclusive, parabenizar a Prefeitura por essa ação tão importante e tão significativa”, ressaltou.
A diretora ainda aproveitou para convidar a comunidade a participar do EMEI Navegantes em Ação, que chega à sua terceira edição no dia 29 de novembro, das 14h às 17h, em frente à escola. O evento incentiva o empreendedorismo local, oferecendo espaço para que famílias e moradores exponham, vendam e divulguem seus produtos, além de proporcionar atividades culturais, de lazer e entretenimento
A moradora Eva Machado participou do mutirão e elogiou a parceria entre Prefeitura e escola:
“Achei muito boa a iniciativa e todos nós, moradores, devemos dar valor, porque é um serviço muito bom que está sendo oferecido aqui no bairro. Só temos a agradecer à Prefeitura e também a escola, que é muito boa, muito participativa no bairro, meus netos estudam aqui e a escola é ótima”, afirmou.
Histórico do Mutirão
Com esta edição, o programa já passou por diversos bairros da cidade, incluindo Mangueira, Bernardeth, Parque Coelho, Cidade de Águeda, Boa Vista I, Santa Tereza, Ilha dos Marinheiros, Santa Rita de Cássia (Profilurb II), Nossa Senhora de Fátima, Barra Nova e Atlântico Sul, além de uma edição especial no Praça Rio Grande Shopping.
A iniciativa segue ampliando o acesso da população às políticas públicas e fortalecendo o vínculo entre o Município e suas comunidades.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp
