Mesmo sob forte chuva, cerimônia oficial dá início à safra do camarão 2026
Na manhã deste domingo (1º), a Prefeitura Municipal do Rio Grande, através da Secretaria de Município da Pesca e Aquicultura, realizou a abertura oficial da safra do camarão 2026, na Orla da Henrique Pancada. A chuva não intimidou pescadores, autoridades e representantes de instituições parceiras, que compareceram ao local para dar início à safra.
Apesar da forte chuva que caiu ao longo da manhã, a programação foi mantida. A bênção da safra e do camarão foi conduzida pelo bispo Dom Jorge Pierozan, da Diocese do Rio Grande, que associou a condição climática adversa simbolicamente à cerimônia, desejando que as águas e os bons ventos sejam favoráveis e contribuam para uma boa safra. O momento também fez referência à fé em São Pedro, santo padroeiro do Município e dos pescadores, tradição que acompanha historicamente a atividade pesqueira na cidade.
Na sequência, o secretário de Município da Pesca e Aquicultura, Luiz Gauterio, ressaltou a importância dos pescadores e pescadoras como protagonistas do ato, e falou sobre o início da safra. “Organizamos esta cerimônia de abertura da safra com bênçãos, com a presença de autoridades, aqui junto dos pescadores, nesse dia que já ventou e já choveu muito. Teremos quatro meses de safra e desejamos que seja o mais satisfatório possível para os nossos pescadores artesanais, que sofreram tanto com intempéries climáticas, mas que agora a gente consegue ver uma safra um pouco mais regular. Não sabemos dizer ainda se será modesta, regular, razoável ou ótima. O que a gente espera é que os pescadores tenham sua dignidade garantida e, ao final da safra, uma renda satisfatória para as suas famílias”, destacou.
A prefeita Darlene Pereira lembrou da relação histórica entre o Município e a pesca e manifestou solidariedade aos pescadores e pescadoras. “A pesca está na origem desta cidade. Rio Grande é a cidade das águas e nasceu com esse foco. Fico imaginando como foi lá na história, quando Jesus buscou seus apóstolos entre os pescadores, porque acreditou na força, na capacidade, na paciência e na resiliência dessas pessoas. Quero deixar minha solidariedade a todos os pescadores e pescadoras que construíram esta cidade e que vivem diariamente as dificuldades da atividade”.
Darlene também falou sobre a importância de recriar a Secretaria da Pesca, e desejou um período mais equilibrado para o setor. “Não foi à toa que decidimos recriar a Secretaria da Pesca, porque entendemos que essa é uma economia tradicional e muito importante para todos nós, e precisamos de um instrumento para atender diretamente o pescador. Que Deus nos garanta uma safra melhor e equilibrada, e que São Pedro, nosso padroeiro e pescador, nos ajude para que o ano de 2026 seja melhor ambientalmente. Uma boa safra para todos”, finalizou.
Durante a programação, também foram disponibilizados serviços em saúde voltados aos pescadores e pescadoras. A Secretaria de Município da Saúde, por meio da Vigilância em Saúde do Trabalhador, realizou orientações sobre os cuidados com a exposição solar e distribuiu protetores solares aos pescadores presentes. A Vigilância Ambiental participou com orientações relacionadas a animais sinantrópicos, como escorpiões, ratos e pombos, enquanto a Vigilância Epidemiológica ofereceu serviços de imunização, testagens, além da distribuição de preservativos e autotestes.
Estiveram presentes na cerimônia o chefe do Escritório da Emater em Rio Grande, Rogério Silveira; o secretário de Relações Institucionais e Comunitárias, Claudio Costa; o secretário adjunto da Educação, Sícero Miranda; a secretária da Saúde, Juliana Acosta; o presidente da Colônia dos Pescadores e vereador Nilton Machado; a coordenadora de projetos sociais da Transpetro no Rio Grande do Sul, Nina Esquerdo; Paulo Rodrigues, representando o mandato do deputado federal Alexandre Lindenmeyer; e o vereador Gaúcho dos Bairros.
A abertura da safra do camarão 2026 é uma realização da Prefeitura Municipal do Rio Grande, por meio da Secretaria de Município da Pesca e Aquicultura, com apoio da Emater/RS-Ascar. A safra segue até o dia 31 de maio.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp
