Mercado Público recebe atrações e movimenta o Centro Histórico de Rio Grande
Dando continuidade à programação cultural que vem sendo desenvolvida no Centro Histórico, o Mercado Público recebe, neste sábado, 19, o evento Poesia com Pipoca, a partir das 14h30.
A iniciativa celebra os 50 anos do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), em parceria com a Prefeitura através da Secretaria de Município de Agricultura e Pecuária – SMAP. O objetivo é proporcionar uma tarde de cultura, pipoca e literatura, reunindo a comunidade em um momento de confraternização e valorização da arte poética.
O professor do curso de Biblioteconomia da FURG, Claudio Renato Moraes da Silva – professor Claudinho, um dos organizadores do Poesia com Pipoca, falou sobre a atividade: “Dentro desta parceria com a Prefeitura Municipal, a SMAP e a administração do Mercado Público nos oferecem o Chalé 29 para a realização do evento, onde faremos esse movimento de leitura e valorização do gênero da poesia. Também, integrando este projeto, nós temos a bibliotecária Rosane, que é a coordenadora do Núcleo de Bibliotecas da SMEd e a parceria da Janice, diretora de cultura da SMCEC. Por tantos autores e autoras que temos aqui na cidade, entendemos que é o momento para esta atividade. E, junto, brindaremos as pessoas com um mimo, que é a pipoca, herança tradicional dos povos indígenas, enquanto elas poderão trazer as suas poesias ou de seus autores preferidos”.
A Prefeitura do Rio Grande, através da SMAP, e a FURG convidam a comunidade a prestigiar o evento e a levar uma poesia de sua autoria ou de algum autor de sua preferência. Um microfone estará disponível para quem quiser declamar seus versos.
Pagode do Mercado
Na última semana, o Mercado Público Municipal recebeu o evento Pagode do Mercado, organizado pelo músico Gabriel Fredo com o apoio da Prefeitura, por meio da SMAP.
A noite de sexta-feira, 11, contou com a animação do grupo Pagode do Luiz Paulo, do próprio Fredo, além dos músicos Mayana Ernesto, Bolinha e Fernando Neto, que movimentaram o Centro Histórico e atraíram um público expressivo.
Para o secretário da SMAP, Nilson Pinheiro, movimentar o Mercado Público Municipal aquece a economia e proporciona a integração entre o Executivo e a comunidade rio-grandina: “No entendimento da SMAP, o Mercado Público, além de ser um cartão postal da cidade e um vetor de emprego e renda, busca também o desenvolvimento através do turismo e da integração entre Município e comunidade, promovendo atividades educacionais e culturais para que todos desfrutem deste belo espaço”.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp