NotíciasRio Grande

Maio Vermelho – Dia D da campanha de prevenção ao câncer de boca é sábado (17) em Rio Grande

Pessoas que desejam fazer exames preventivos de saúde bucal podem comparecer no sábado (17), das 8h às 16h, nas unidades móveis que estarão estacionadas em frente às duas UPAs do município do Rio Grande – Junção e Cassino. O público será atendido por equipes do Serviço de Atendimento Odontológico da Secretaria da Saúde (SMS), que farão os exames e repassarão orientações sobre prevenção e diagnóstico precoce referente ao câncer de boca.

Esta ação da secretaria faz parte da programação do Dia D do Maio Vermelho e integra a Campanha de Conscientização e Prevenção ao Câncer de Boca realizada pela Secretaria da Saúde. A detecção precoce de lesões pode ser feita em qualquer idade, mas em virtude da prevalência, o público alvo são pessoas de mais de 40 anos.

Durante todo este mês, o Serviço Odontológico da SMS está oferecendo à população exames de saúde bucal com dentistas especializados, orientações sobre prevenção e diagnóstico precoce e atividades educativas nos postos de Saúde e nas escolas da rede pública.

Os exames podem ser realizados, semanalmente, no Serviço de Atendimento Odontológico da SMS, situado no terceiro andar do prédio da Secretaria (Rua Marechal Floriano, 5, Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e nas unidades básicas de saúde da família (UBSF), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Números

O câncer no Brasil é um problema de saúde pública e, desde 2003, as neoplasias malignas constituem-se na segunda causa de morte da população. O câncer de boca é uma dessas doenças, e inclui os lábios, língua e mucosas da cavidade oral, podendo afetar ossos, músculos e outros tecidos dessa região. Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que 15 mil novos casos de câncer de boca são registrados no Brasil anualmente.

A doença é o quinto tumor mais frequente em homens, o décimo segundo em mulheres e ainda apresenta alta taxa de mortalidade, apesar de o exame para identificar lesões suspeitas ser simples, podendo ser realizado por um profissional qualificado e de forma rotineira e gratuita. Como formas de prevenção ao câncer bucal estão: não fumar; evitar o consumo de bebidas alcoólicas; manter boa higiene bucal; e, usar preservativo na prática do sexo oral.

Tratamento

Conforme o Ministério da Saúde, se diagnosticado no início e tratado da maneira adequada, a maioria dos casos desse tipo de câncer (80% deles) tem cura.Geralmente, o tratamento envolve cirurgia oncológica e/ou radioterapia. A avaliação médica, conforme cada caso, vai decidir qual melhor forma de tratamento. Os dois métodos podem ser usados de forma isolada ou associada. As duas técnicas têm bons resultados nas lesões iniciais e a indicação vai depender da localização do tumor e das alterações funcionais que possam ser provocadas pelo tratamento. As lesões iniciais são aquelas restritas ao local de origem.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.