Leite lança Programa O Sul Tchê Espera para fortalecer turismo gaúcho
Iniciativa reúne R$ 214 milhões em investimentos, parcerias estratégicas e ações integradas
“O Rio Grande do Sul, agora, está diferente”. Com essa afirmação, o governador Eduardo Leite apresentou, nesta quinta-feira (7/8), no Palácio Piratini, o Programa O Sul Tchê Espera. A iniciativa, conduzida pela Secretaria de Turismo (Setur), reúne um conjunto de medidas voltadas à promoção dos destinos gaúchos e ao fortalecimento do turismo como vetor estratégico de desenvolvimento econômico, social e cultural. O investimento será de R$ 214 milhões.
A solenidade foi marcada por momentos simbólicos que exaltaram a cultura e as tradições do Estado. Leite e o secretário de Turismo, Ronaldo Santini, apresentaram os principais eixos do programa, que articula ações com entidades do setor, campanhas de divulgação e incentivo à qualificação da oferta turística nos municípios.
Para o governador, o turismo é uma das grandes oportunidades para geração de emprego no atual contexto de transformação do mercado de trabalho. “É muito claro para nós que é uma área que deve ser prestigiada, pois é uma atividade que ainda retém muito do fator humano. A experiência do turista depende do acolhimento, e isso abre portas para que possamos gerar mais empregos aqui no nosso Rio Grande”, afirmou.
“O Sul Tchê Espera nasce como uma grande articulação para impulsionar o turismo nas nossas regiões. Mais do que um programa, é um movimento que valoriza quem somos e projeta o Rio Grande do Sul como destino de oportunidades, cultura e desenvolvimento”, frisou Santini.
Experiência típica
Um dos destaques é a parceria estratégica com o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), que contará com R$ 3,5 milhões para transformar a cultura do Rio Grande do Sul em experiência turística. A iniciativa vai valorizar os Centros de Tradição Gaúcha (CTGs) como espaços de recepção de visitantes, promoção de vivências e fortalecimento do turismo cultural em todo o Estado.
“Já temos uma grande alavanca do turismo, que é a Serra Gaúcha, reconhecida nacionalmente. Mas agora é hora de promovermos ainda mais aquilo que é peculiar, que é nosso. Transformar a nossa cultura em experiência qualificada para quem vem de fora, sem descaracterizá-la. São ajustes, melhorias no receptivo, na gastronomia, nos eventos, que fazem da vivência algo inesquecível e tipicamente gaúcho”, explicou Leite.
Outra frente do programa é o Progantur RS, iniciativa que disponibiliza R$ 200 milhões em crédito facilitado, com subsídio de juros, para impulsionar grandes empreendimentos turísticos no Estado. A linha poderá ser acessada, de forma facilitada, pelos bancos Banrisul, BRDE e Badesul, e visa ampliar investimentos em infraestrutura, atrativos e serviços turísticos de alto impacto.
Para Santini, o programa simboliza o compromisso do governo com o turismo como motor de transformação social e econômica. “Vamos conectar potencialidades, fortalecer territórios e mostrar ao Brasil tudo o que o nosso Estado tem a oferecer”, disse.
Fortalecimento institucional
Durante a cerimônia, além do MTG, foram assinados termos de cooperação com instituições estratégicas, como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae-RS), a União Gaúcha dos Operadores e Representantes de Turismo (Ugart) e a Associação Brasileira de Agências de Viagens – Rio Grande do Sul (Abav-RS), reforçando a atuação conjunta para fomentar o setor em todas as regiões do Estado.
Os documentos preveem capacitação de empreendimentos para os mercados nacional e internacional, além de qualificação de agências receptivas do Estado e atuação conjunta em ações de promoção dos destinos do RS. O Sul Tchê Espera inclui uma ação inédita: o Mapa de Experiências Farroupilhas, que transforma setembro, o “mês farroupilha”, em produto turístico comercializável, conectando eventos, roteiros e vivências.
“Nosso objetivo é mobilizar todos os elos dessa cadeia: dos bancos aos CTGs, das agências de viagens à hotelaria, passando pelos parques e pela gastronomia. Cada detalhe da experiência do turista conta. Precisamos apresentar tudo isso com orgulho, com autenticidade, e colocar na prateleira das agências de viagens esse produto único que é viver a cultura gaúcha”, ressaltou Leite.
Infraestrutura e reconhecimento
No eixo de infraestrutura e qualificação do atendimento, o programa contempla a requalificação de três Centros de Atendimento ao Turista (CATs) – dois em Porto Alegre e um em Uruguaiana. O objetivo é oferecer melhores condições de recepção e orientação aos visitantes.
Também foram anunciadas as Soberanas do Turismo RS 2025: a rainha Vitória Grando, a primeira princesa Jennifer Lopes e a segunda princesa Eduarda Dahm. O trio irá representar os destinos gaúchos ao longo do próximo ano.
Em um momento de valorização das raízes tradicionalistas, os campeões do Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha 2025 realizaram uma apresentação especial. Na sequência, Leite e Santini entregaram certificados de reconhecimento a cinco personalidades e entidades que se destacaram na promoção do turismo regional.
Destino diverso
O Sul Tchê Espera também marca uma virada na comunicação institucional da Setur, com foco na integração entre os segmentos turísticos e na valorização da identidade regional. A campanha irá fortalecer o posicionamento do Rio Grande do Sul como um destino diverso – com roteiros de inverno, turismo rural, cultura tradicionalista, gastronomia, natureza e eventos ao longo de todo o ano.
Leite reforçou que a valorização da cultura regional é também uma estratégia de projeção nacional e internacional. “Temos uma cultura muito específica, que precisa ser exibida com alegria e planejamento. Outros Estados souberam transformar suas festas populares em grandes atrativos turísticos. Nós também sabemos fazer isso — e esse programa mostra que não se trata apenas de uma intenção, mas de uma ação concreta, com dados, estratégia, parcerias e inteligência de mercado”, concluiu.
Ascom Setur RS
Foto: João Pedro Rodrigues/SECOM RS
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