NotíciasRio Grande

Lei do Livro: obras da 6ª edição do projeto são lançadas na Câmara Municipal do Rio Grande

A manhã desta quinta-feira (4) foi marcada pelo lançamento dos livros produzidos por meio da 6ª edição da Lei do Livro, na Câmara de Vereadores. As obras publicadas foram “ Hoje Calmaria”, de Cláudia Beatriz Pio Borges, na categoria Literatura e “Violeta e o Pioneirismo de Julieta de Melo Monteiro”, de Juliana Rodrigues Swoboda. Ao todo, foram produzidas 500 unidades de cada livro, sendo parte deles reservada para as autoras. O restante é destinado à Câmara e à Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SMCEC), que distribui a escolas e projetos de incentivo à leitura desenvolvidos pelo Município, como o Lumina Mundo.

A “Lei do Livro” é um projeto da Câmara do Rio Grande em parceria com o Município, por meio da SMCEC, que tem como objetivo incentivar a produção literária local, valorizar autores e autoras da cidade e democratizar o acesso à leitura. A nomenclatura “Lei do Livro” foi atribuída pela comunidade literária, embora o projeto seja regulamentado por resolução legislativa.

Ao longo dos anos, 11 títulos já foram publicados por meio da iniciativa. Os livros lançados hoje foram selecionados no edital divulgado em 2024.

A secretária adjunta de Cultura e Economia Criativa, Janice Hias, participou do ato representando a prefeita Darlene Pereira. Em sua fala, ela ressaltou que Rio Grande é uma cidade com muita produção literária. “Temos uma cidade que escreve e essa Lei é importante no sentido do direito à leitura, do direito à produção literária. Através dela conseguimos, a cada ano, selecionar, celebrar e distribuir obras de autoras e autores rio-grandinos para nossas crianças, através das escolas e do Lumina Mundo, um projeto lindo que vai aos bairros, aos eventos da Prefeitura e aos mutirões e faz uma farta distribuição. Essa secretaria tem esse compromisso, um compromisso de garantir o direito à cultura, nas mais diferentes formas de expressão”, comenta

Para o presidente da Câmara, Rovam Castro, a proposta tem se tornado uma tradição do Legislativo e da cultura rio-grandina. “Espero que o poder legislativo continue com essa iniciativa tão salutar para a nossa cultura, a fim de proporcionar que nossas escritoras e escritores possam ter suas obras apreciadas pela sociedade”, diz.

Cláudia Beatriz Pio Borges – autora de “Hoje Calmaria” (categoria Literatura)

A escritora se disse muito feliz por ter o primeiro livro de poesia selecionado pela Lei do Livro e também por terem sido vencedoras duas autoras mulheres. Ela também destacou a relevância da Lei para a cultura literária local.

“Possibilita que crianças e grupos de leitura possam ler livros de escritores da cidade, isso é muito importante. Quero agradecer as pessoas que idealizaram e aprovaram a Lei. Também agradeço sobretudo a minha mãe, que criou em mim o gosto pela leitura, e a minha professora do primeiro ano do ensino fundamental, que segurava minha mão para que eu pudesse aprender as letras, quando começou a minha escrita”.

Juliana Rodrigues Swoboda – autora de “Violeta e o Pioneirismo de Julieta de Melo Monteiro” (categoria História)

Juliana disse que a realização do trabalho não seria possível sem apoio e compreensão de muitas pessoas e contou um pouco do assunto abordado em sua obra.

“O livro busca preencher uma lacuna na história literária do século 19, que colocou as publicações femininas no esquecimento. É uma homenagem a Julieta de Melo Monteiro, rio-grandina, jornalista, poeta, teatróloga, contista e que foi responsável pelo primeiro periódico literário feito por mulheres e destinado a mulheres do RS. Talvez nos dias de hoje seja um pouco difícil vislumbrar os feitos das irmãs Julieta de Melo Monteiro e Revocata Heloísa de Melo”.

7ª Edição

Conforme a coordenadora do Núcleo do Livro, Leitura e Literatura, Luciana Gepiak, em 2025 foi lançado o edital da 7ª Edição, com duas novidades no regulamento: a criação da categoria Literatura Infantil,, ampliando o alcance do projeto ao público infantil e incentivando obras voltadas à formação de novos leitores; e o aumento da porcentagem de exemplares entregues aos autores contemplados, que passou de 20% para 30% do total, atendendo a solicitações de escritores locais e deliberações da Setorial de Literatura do Conselho Municipal de Política Cultural e do próprio Núcleo da SMCEC.

Assim, as obras selecionadas foram divididas entre três categorias distintas: Literatura – temática livre; Literatura Infantil – temática livre; História – voltada à cultura do município do Rio Grande. Cada uma terá tiragem de 500 exemplares. O resultado da 7ª edição já foi divulgado. Confira os selecionados.

  • Categoria Literatura – “Ecos Silenciosos”, de Ágatha Larissa Quadros Satiq
  • Categoria Infantil – “Bichos de Pé na Estrada: as aventuras de Formão e Cabelo”, de Alice Helena Rodrigues de Oliveira
  • Categoria História – “As águas declaram-se inocentes: uma história ambiental sobre os eventos climáticos extremos de 1982/83 ocorridos no município do Rio Grande”, de Fábio Alberto de Matos.

Sobre a iniciativa da Lei do Livro, Luciana explica que a Câmara é responsável pelo custeio e que a SMCEC realiza a organização do edital, a seleção, a comissão avaliadora, a homologação, e o relacionamento com as editoras para que o livro físico seja levado até as pessoas. Além disso, afirmou ser algo de muita importância para o Município e que não existe em qualquer cidade.

“É importante essa disponibilidade da Câmara para continuar com esse projeto. Nossa ideia, enquanto secretaria, é promover, fazer a circulação dessas propostas, para que motivem as pessoas a publicar e se inscreverem na Lei do Livro. O objetivo está cumprido, cada ano mais autores se inscrevem, isso dá uma legitimidade ao projeto. E ele não tem ponto final, tem continuidade, é isso que a gente quer”.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.