NotíciasRio Grande

Incêndios florestais preocupam a Defesa Civil em Rio Grande

As altas temperaturas registradas no verão e a falta de chuva acabam causando incêndios em matas e vegetação em geral. Essa situação é  recorrente no Município e está preocupando as autoridades que formam a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.

Na tarde desta terça-feira, Defesa Civil, secretarias municipais, Bombeiros e Plano de Auxílio Mútuo (PAM) uniram esforços para combater um incêndio florestal no distrito de Domingos Petroline. No caminho das chamas estava a escola municipal Pedro Bertoni, que não foi atingida. O fogo foi controlado no final da tarde.

Na segunda-feira também houve fogo de razoável proporção entre a área do Distrito Industrial e o Bolaxa, fazendo com que os moradores da região enfrentasse muita fumaça durante horas.

O prefeito em exercício e coordenador da Defesa Civil Municipal, Paulo Renato Mattos Gomes, alerta para que as pessoas tenham cuidado, evitando largar pontas de cigarro acesas e até mesmo objetos de vidro ou outro material que possa refletir o calor e queimar a vegetação que está muito seca. “Um descuido e podemos ter muitos prejuízos materiais e, pior ainda,  ter pessoas atingidas com o fogo ou suas consequências “, diz Gomes.

Incêndio em Petroline

Conforme o relatório da Defesa Civil, um incêndio florestal foi registrado nas proximidades da Escola Pedro F. Bertoni na tarde de terça-feira. A operação de combate reuniu dois caminhões dos Bombeiros Militares com seis integrantes; um caminhão da Termasa com três bombeiros (PAM). Da Defesa Civil foram usados uma caminhonete com três agentes, quatro veículos leves, um caminhão com dois trabalhadores e um ônibus com 30 homens. O PAM deu suporte à operação, além do caminhão da Termasa, com recursos e pessoal.

Ainda foram utilizados 20 mil litros de água; apoio do Exército Brasileiro com caminhão-pipa de 12 mil litros de água e três operadores; e equipamentos pesados como duas retroescavadeiras da Secretaria de Serviços Urbanos, dois tratores (um particular e um da secretaria de Agricultura e Pecuária) e uma prancha de transporte de máquinas pesadas da Secretaria de Infraestrutura, além de outros equipamentos.

O relatório conclui que o incêndio foi controlado com sucesso, “graças à colaboração entre diversas agências, incluindo o suporte do PAM-RG, e ao uso eficiente de recursos. A operação foi coordenada de maneira integrada, resultando na rápida contenção do incêndio”.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.