NotíciasRio Grande do Sul

Governo gaúcho é o primeiro a visitar a OpenAI e a iniciar construção de parceria voltada à educação

A visita fez parte do encerramento da missão aos Estados Unidos liderada pelo governador Eduardo Leite

Em uma agenda inédita entre um governo estadual e a OpenAI, o governador Eduardo Leite esteve nesta quinta-feira (15/5) na sede empresa, em Nova York, para uma reunião sobre os potenciais usos da inteligência artificial no setor público. A visita fez parte do encerramento da missão internacional aos Estados Unidos, que teve agendas voltadas à inovação e aos negócios.

Durante o encontro, foram discutidas possibilidades de colaboração futura com foco em ampliar o acesso de estudantes e professores à tecnologia e em desenvolver estratégias para promover a alfabetização digital e o uso responsável da inteligência artificial no ambiente escolar.

“Inteligência artificial é uma ferramenta poderosa de aprendizagem. Pode apoiar alunos e professores na compreensão de temas complexos, ampliar o acesso ao conhecimento e preparar as novas gerações para um mundo em transformação. Queremos garantir que essa tecnologia esteja acessível e seja usada com consciência e propósito”, afirmou o governador.

A vice-presidente e diretora-geral de Educação da OpenAI, Leah Belsky, comentou a aproximação com o governo do RS. “A inteligência artificial está transformando a educação em todo o mundo – nas salas de aula, nas instituições e em sistemas educacionais inteiros. Estamos inspirados pela visão do governador Leite para o futuro da educação no Rio Grande do Sul e queremos apoiar os esforços para expandir o acesso e a alfabetização em IA entre alunos e professores”, disse.

As conversas sobre uma parceria seguem em andamento, com foco na utilização da plataforma ChatGPT Edu em ações educacionais e na construção de caminhos para o uso seguro e equitativo da tecnologia no Estado. A iniciativa prevê esforços conjuntos para democratizar a utilização da ferramenta no Estado e estimular o uso responsável da tecnologia para apoiar a aprendizagem. A proposta é trabalhar com modelos de formação e acesso gratuito, priorizando a equidade digital e o desenvolvimento de habilidades para o século 21.

Após a reunião, Leite reforçou o papel do Estado na criação de políticas públicas inovadoras e na articulação com grandes empresas de tecnologia para garantir que as transformações digitais não aprofundem desigualdades, mas sirvam como alavanca para a inclusão e o desenvolvimento. “Estamos criando caminhos para que o RS não apenas acompanhe essa revolução, mas ajude a moldá-la com responsabilidade social”, frisou Leite.

Também participaram da agenda as secretárias Simone Stülp (Inovação, Ciência e Tecnologia), Paula Mascarenhas (Relações Institucionais) e Lisiane Lemos (Inclusão Digital e Políticas de Equidade), além do presidente da InvestRS, Rafael Prickladnicki.

Missão internacional

A missão liderada pelo governador Eduardo Leite em Nova York leva o Rio Grande do Sul ao maior centro de negócios do mundo. Apenas um ano após a maior catástrofe climática, o Plano Rio Grande e o Plano de Desenvolvimento são demonstrados como parte fundamental do processo de resiliência e construção do futuro.

Com a criação da Invest RS, o Estado passa a ter uma agência de desenvolvimento com a missão de ampliar a presença do Rio Grande do Sul no mercado nacional e internacional, promover o Estado e atrair investimentos. O destaque do RS como um dos Estados mais competitivos do Brasil em Nova York já é resultado das iniciativas da agência.

SECOM RS

Foto: Maurício Tonetto/SECOM RS

 

Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.