NotíciasRio Grande do Sul

Governo e companhia aérea firmam parceria para promover o Rio Grande do Sul no exterior

Ação estratégica busca ampliar ações voltadas à atração de turistas e investimentos

O Governo do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), e a companhia aérea TAP Air Portugal oficializaram, nesta quarta-feira (16/7), uma parceria estratégica para ampliar a promoção do Estado no exterior. A assinatura da Carta de Intenção ocorreu durante o evento Tá na Mesa, organizado pela Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), em Porto Alegre. A iniciativa tem como foco o fortalecimento da malha aérea entre Lisboa e a capital gaúcha, contribuindo para o crescimento do turismo internacional. Estiveram presentes autoridades, empresários e representantes do setor turístico.

Atualmente, a TAP opera três voos semanais entre Lisboa e Porto Alegre, às terças, quintas e sábados. O trajeto tem duração de aproximadamente 11 horas e 20 minutos e é considerado um dos mais longos da malha aérea da companhia. A expectativa é de que o acordo contribua para o aumento da demanda e ampliação de frequências no futuro.

Impulso ao turismo e à economia gaúcha

O secretário de Turismo, Ronaldo Santini, destacou que a parceria é um passo estratégico para consolidar o Estado no mercado internacional. “Fortalecer a conexão entre Lisboa e Porto Alegre amplia nossa visibilidade na Europa, facilita o fluxo de turistas e abre novas oportunidades para o setor. Com mais visitantes chegando, valorizamos nossos atrativos culturais, naturais e gastronômicos, movimentamos a economia local e aceleramos a retomada do turismo neste momento tão importante de reconstrução do Estado. É uma ação que reforça o papel do turismo como vetor de desenvolvimento e geração de empregos”, afirmou Santini.

A TAP é a companhia aérea europeia com maior presença no Brasil, conectando diretamente 13 cidades brasileiras a Lisboa ou Porto. O acordo com a Setur prevê ações conjuntas de promoção do destino Rio Grande do Sul nos mercados atendidos pela companhia. A estratégia inclui campanhas institucionais e ações voltadas ao trade turístico.

Promoção do Estado em mais de 50 países

Para o diretor da TAP para as Américas, Carlos Antunes, a iniciativa fortalece o compromisso da empresa com a promoção do Brasil na Europa. “A parceria com a Setur reforça o compromisso da TAP em conectar o Brasil à Europa, promovendo os atrativos do Rio Grande do Sul em mais de 50 países onde operamos. Celebrar este acordo reafirma a nossa missão de divulgar as particularidades deste Estado e consolidar nossa presença como a companhia aérea europeia mais brasileira que existe”, declarou Antunes.

A parceria também contribui com os esforços do governo estadual para a retomada da economia e do turismo após os impactos das enchentes de maio de 2024. Ao atrair mais turistas internacionais e facilitar o acesso ao Rio Grande do Sul, a medida fortalece setores como hotelaria, gastronomia, cultura, transporte e comércio. O trabalho conjunto com companhias aéreas, entidades e iniciativa privada tem sido uma prioridade da Setur para reposicionar o Estado como destino competitivo no cenário nacional e internacional.

Ascom Setur RS

Foto: Leonardo Maia/Ascom Setur RS

Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.