NotíciasRio Grande do Sul

Governo do Rio Grande do Sul leva carteira de projetos à maior gestora de ativos do mundo

A reunião foi liderada por Eduardo Leite e marcou o início de um diálogo sobre oportunidades de longo prazo no Estado

A maior tragédia climática da história do Rio Grande do Sul colocou o Estado no centro de uma nova agenda de desenvolvimento. Foi com esse pano de fundo que o governo gaúcho esteve, nesta terça-feira (13/5), na sede da BlackRock, em Nova York, para apresentar um conjunto de projetos com potencial de investimento em infraestrutura, energia limpa, inovação e reconstrução resiliente.

A reunião foi liderada pelo governador Eduardo Leite e marcou o início de um diálogo com a maior gestora de ativos do mundo sobre oportunidades de longo prazo no Estado. Em pauta, concessões, parcerias público-privadas, marcos regulatórios e projetos ancorados no Plano Rio Grande, que organiza a resposta à catástrofe climática de 2024 com R$ 15 bilhões em investimentos públicos previstos e capacidade de mobilização privada.

Leite destacou que o Rio Grande do Sul vive um novo momento. Após um ciclo de reformas fiscais e administrativas, o Estado recuperou sua capacidade de investimento e hoje oferece estabilidade institucional e segurança jurídica para grandes operações. “O que estamos propondo não é só reconstruir. É alinhar nosso futuro a um modelo de desenvolvimento mais sustentável, conectado às exigências de um novo tempo”, afirmou.

A equipe da BlackRock demonstrou interesse em aprofundar a análise técnica dos projetos, com atenção especial a iniciativas ligadas à descarbonização, infraestrutura resiliente e impacto social. A empresa tem ampliado sua atuação em ativos sustentáveis ao redor do mundo, com foco em regiões que conciliam responsabilidade ambiental e solidez institucional.

Também participaram da reunião os secretários Artur Lemos (Casa Civil), Pedro Capeluppi (Reconstrução) e Ernani Polo (Desenvolvimento Econômico), além do procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, o diretor-presidente do BRDE, Ranolfo Vieira Júnior, e o presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki.

A missão liderada por Leite em Nova York leva o Rio Grande do Sul ao maior centro de negócios do mundo. Apenas um ano após a maior catástrofe meteorológica, o Plano Rio Grande e o Plano de Desenvolvimento são demonstrados como parte fundamental do processo de resiliência e construção do futuro. Com a criação da Invest RS, o Estado passa a ter uma agência de desenvolvimento com a missão de ampliar a presença do Rio Grande do Sul no mercado nacional e internacional, promover o Estado e atrair investimentos. O destaque do RS como um dos Estados mais competitivos do Brasil em Nova York já é resultado das iniciativas da agência.

SECOM RS

Foto: Maurício Tonetto/SECOM RS

 

Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.