NotíciasRio Grande do Sul

Governo do Estado reconhece 14 marcas com Selo Cachaça Premium Gaúcha 2025 após rigorosa avaliação

Certificação reforça qualidade e diferenciação no mercado de bebidas artesanais

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), divulgou, nesta segunda-feira (19/1), a lista de cachaças aptas a receber o selo de reconhecimento Cachaça Premium Gaúcha – edição 2025. Quatorze marcas gaúchas foram aprovadas após um processo rigoroso de avaliação.

Das 19 amostras inscritas, 14 foram aprovadas após passarem por três etapas: avaliação sensorial, verificação da conformidade legal, análise físico-química. No painel sensorial, especialistas degustaram diferentes tipos de cachaças, observando aspectos como sabor, aroma, cor e textura.

“A certificação existe para diferenciar, com base técnica, os produtos que atingem um padrão superior. O selo é uma referência objetiva de qualidade para o mercado e para o consumidor”, afirma a titular da Sict, Simone Stülp.

Parâmetros técnicos mais exigentes para reconhecer excelência

O Programa Produtos Premium é uma parceria entre a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) e a Associação dos Produtores de Cana-de-açúcar (Aprodecana). Criado no governo Eduardo Leite, a iniciativa realiza avaliação rigorosa e concede certificação a produtos gaúchos, como cachaças, azeites e carnes. Antes do programa, o Estado não contava com um mecanismo próprio de certificação nessa linha.

A cerimônia oficial de entrega dos certificados será realizada em 27 de janeiro, às 16h, no Auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre.

As cachaças que não foram aprovadas também estão aptas para o consumo, pois atendem aos critérios da legislação. Contudo, o regulamento da certificação da Sict exige padrões ainda mais elevados para identificar os produtos premium.

→ Lista de cachaças certificadas

Ascom Sict RS

Foto: Vitor Conto/Ascom Sict RS

Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.