NotíciasRio Grande do Sul

Governo apresenta potencial econômico e agenda de reconstrução do Estado no RS Day, em Nova York

Governador Eduardo Leite participou de encontro com investidores nesta terça-feira (13)

Um Estado em reconstrução, com oportunidades em energia limpa, inovação, infraestrutura e produção de alimentos. Essa foi a imagem do Rio Grande do Sul apresentada a investidores e representantes do setor privado internacional durante o RS Day, realizado nesta terça-feira (13/5), no hotel The Plaza, em Nova York. A agenda, promovida em parceria com a Invest RS, foi um dos pontos altos da missão oficial do governo aos Estados Unidos e reuniu lideranças empresariais, autoridades e representantes de instituições financeiras para debater as transformações em curso no Estado e suas possibilidades futuras.

No encontro, o governador Eduardo Leite contextualizou o momento vivido pelo Rio Grande do Sul após a maior tragédia meteorológica da história do país e reforçou que a reconstrução é uma oportunidade para avançar em um novo modelo de desenvolvimento.

“Estamos reorganizando o Estado a partir de uma agenda que combina recuperação com resiliência, e que olha para frente com responsabilidade social, compromisso ambiental e viabilidade econômica”, afirmou Leite.

Durante o evento, foram apresentados os eixos do Plano Rio Grande, iniciativa criada para coordenar a resposta às enchentes de 2024, e os investimentos previstos em infraestrutura, transição energética, inovação e habitação. Também foram detalhadas as reformas já realizadas, os dados de crescimento econômico e os setores considerados estratégicos para o novo ciclo de desenvolvimento do Rio Grande do Sul.

Liderado por Leite, o Plano Rio Grande é um programa de Estado criado para reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro.

Com mediação da jornalista Cristiane Pelajo, o evento teve falas do governador, de secretários estaduais e de representantes de entidades parceiras, além de painéis sobre oportunidades no Brasil.

O presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki, destacou o marco histórico de realizar o RS Day em Nova York. “O que fizemos com o RS Day em Nova York, por si só, justifica a existência da Invest RS e comprova o acerto da criação da agência. Nosso Estado precisa ser visto e circular pelo mundo, e nossas potencialidades devem ser mostradas”, afirmou. “O Rio Grande do Sul é promissor. A projeção que estamos buscando para o Estado tem a ousadia como premissa, abrindo mercados e conversando com investidores com muita convicção a respeito das nossas qualidades.”

O primeiro painel reuniu representantes da Invest RS e os empresários David Ochi (investidor com atuação em inovação) e Leandro Marinho (Aegea). A conversa teve como foco o ambiente de negócios no RS, os avanços regulatórios e as oportunidades nas áreas de saneamento, tecnologia e parcerias estratégicas.

No segundo painel, lideranças de empresas com presença internacional apresentaram experiências concretas no Estado. O CEO da Randoncorp, Daniel Randon, destacou que o Rio Grande do Sul oferece estabilidade, qualificação de mão de obra e uma cultura empreendedora única.

“É um Estado que valoriza a indústria e entende a importância de um ambiente de negócios sólido. Nossa decisão de continuar investindo no Rio Grande do Sul se baseia em confiança e visão de longo prazo”, disse Randon.

O presidente da Be8, Erasmo Battistella, ressaltou o protagonismo do Estado na agenda de transição energética. “O Rio Grande do Sul tem tudo para liderar a produção de biodiesel e combustíveis renováveis. Há matéria-prima e um ecossistema comprometido com a sustentabilidade. São oportunidades reais para o mundo que está emergindo”, avaliou

Na parte final do evento, Leite falou por 15 minutos, abordando os desafios e as oportunidades da reconstrução climática. Destacou os investimentos previstos no Plano Rio Grande, os esforços em descarbonização e resiliência e a relevância de alinhar crescimento com inclusão e responsabilidade ambiental. Em seguida, concedeu uma entrevista a Cristiane, que conduziu um bate-papo sobre liderança em tempos de crise e o papel dos Estados na reconstrução da confiança institucional no Brasil.

A missão liderada por Leite em Nova York leva o Rio Grande do Sul ao maior centro de negócios do mundo. Apenas um ano após a maior catástrofe meteorológica, o Plano Rio Grande e o Plano de Desenvolvimento são demonstrados como parte fundamental do processo de resiliência e construção do futuro. Com a criação da Invest RS, o Estado passa a ter uma agência de desenvolvimento com a missão de ampliar a presença do Rio Grande do Sul no mercado nacional e internacional, promover o Estado e atrair investimentos. O destaque do RS como um dos Estados mais competitivos do Brasil em Nova York já é resultado das iniciativas da agência.

Participaram da agenda investidores globais, executivos de empresas com atuação no Brasil e representantes de instituições como Banco Mundial, International Finance Corporation (IFC), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Itaú BBA, BTG Pactual, Safra, Santander e XP. Também compareceram lideranças do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Instituto Caldeira, South Summit Brazil e Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).

O RS Day integra a missão internacional do governo gaúcho, que segue até quinta-feira (15/5).

SECOM RS

Foto: Maurício Tonetto/SECOM RS

 

Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.