Governo alinha parceria com a Salesforce para capacitar 1,5 milhão de pessoas em habilidades digitais
O objetivo é ampliar as oportunidades de formação para jovens, trabalhadores e servidores públicos
O governo do Estado deu um passo importante nesta segunda-feira (12/5), em Nova York, ao manifestar interesse em estabelecer uma parceria com a Salesforce para promover a capacitação de 1,5 milhão de pessoas em habilidades digitais por meio da plataforma Trailhead. Foi firmado um termo entre governo, empresa e Instituto Caldeira para explorar essa possibilidade. Voltada ao ensino de competências em tecnologia, inovação e atendimento ao cidadão, a iniciativa integra a missão oficial aos Estados Unidos, liderada pelo governador Eduardo Leite, e tem foco no desenvolvimento de talentos e no fortalecimento da economia digital no Rio Grande do Sul.
A proposta é disponibilizar trilhas de capacitações gratuitas, que abrangerão desde noções básicas de ferramentas digitais até conteúdos voltados à inteligência artificial, ciência de dados, experiência do usuário e empreendedorismo. O objetivo é ampliar as oportunidades de formação para jovens, trabalhadores e servidores públicos, preparando a população para os desafios e as transformações do mercado de trabalho.
“A tecnologia é cada vez mais determinante na inclusão social e no desenvolvimento econômico. Com essa aproximação, queremos garantir que mais pessoas tenham acesso ao conhecimento necessário para prosperar em uma economia digital, inovadora e em constante mudança”, afirmou o governador Eduardo Leite.
A secretária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade, Lisiane Lemos, destacou que a construção dessa agenda com a Salesforce foi orientada pelo objetivo de buscar soluções duradouras para a formação profissional no Estado.
“Estamos falando de uma plataforma reconhecida internacionalmente, que oferece formação acessível, flexível e com foco em empregabilidade. Essa é uma solução future proof, pensada para o presente e para o futuro do trabalho”, explicou.
O presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki, ressaltou o potencial de expansão da aproximação com a empresa. “Essa relação abre uma gama de possibilidades, tanto para aprimorar serviços públicos quanto para atrair investimentos e desenvolver nosso ecossistema digital. Estamos plantando conexões com impacto direto na competitividade do Estado”, destacou.
Durante a visita à sede da Salesforce, a comitiva do RS também conheceu experiências da empresa no setor público, com destaque para o uso de inteligência artificial no atendimento ao cidadão, plataformas de resposta a emergências, inclusão digital e integração de dados para melhoria da gestão pública.
Além do governador e da secretária Lisiane Lemos, participaram da agenda os secretários Artur Lemos (Casa Civil), Simone Stülp (Inovação, Ciência e Tecnologia), Caio Tomazeli (Comunicação), Pedro Capeluppi (Reconstrução), Paula Mascarenhas (Relações Institucionais) e Ernani Polo (Desenvolvimento Econômico), o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, o presidente da Assembleia, Pepe Vargas, o líder do governo, Frederico Antunes, os deputados Elizandro Sabino e Airton Artus, além de representantes do Instituto Caldeira, do South Summit Brazil, do Sebrae-RS, do BRDE e da Fiergs.
A missão liderada pelo governador Eduardo Leite em Nova York leva o Rio Grande do Sul ao maior centro de negócios do mundo. Apenas um ano após a maior catástrofe climática, o Plano Rio Grande e o Plano de Desenvolvimento são demonstrados como parte fundamental do processo de resiliência e construção do futuro. Com a criação da Invest RS, o Estado passa a ter uma agência de desenvolvimento com a missão de ampliar a presença do Rio Grande do Sul no mercado nacional e internacional, promover o Estado e atrair investimentos. O destaque do RS como um dos estados mais competitivos do Brasil em Nova York já é resultado das iniciativas da agência.
A Salesforce é líder global em sistemas de gestão de relacionamento com o cliente (CRM) e desenvolve soluções baseadas em inteligência artificial, automação e análise de dados. A plataforma Trailhead é utilizada em diversos países para capacitar profissionais em novas competências digitais, sendo reconhecida pelo seu formato acessível e interativo de aprendizagem.
SECOM RS
Foto: Mauricio Tonetto/SECOM RS
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp