NotíciasRio Grande

FURG e Prefeitura do Rio Grande assinam protocolo de intenções para fortalecer prevenção de eventos extremos

Documento visa formalizar a parceria entre Ciex e Defesa Civil, existente desde as enchentes de 2024

Em dezembro de 2025, autoridades da FURG e da Prefeitura Municipal estiveram reunidos na sede do Centro de Observação e Previsão de Eventos Extremos (Ciex) para a assinatura de um protocolo de intenções. O documento formaliza a parceria já existente entre as instituições, em especial entre o centro e a Defesa Civil, laço que se estreitou durante as enchentes de 2024. O ato representa um passo estratégico para o fortalecimento da resiliência climática do município.

Na prática, o protocolo estabelece uma relação entre o conhecimento e os dados produzidos na Universidade e o seu uso por parte do poder público municipal para conduzir ações de prevenção e mitigação de impactos ocasionados por eventos extremos. Com essas informações, a gestão municipal, por meio da Defesa Civil, é capaz de orientar e resguardar a segurança da sua população com mais eficácia.

Estiveram presentes na ocasião a reitora Suzane Gonçalves; a coordenadora do Ciex, Elisa Fernandes; o vice-prefeito, Renato Gomes; o secretário da Defesa Civil, Anderson Montiel, em conjunto com a sua equipe; o secretário de Planejamento, Habitação e Regularização Fundiária, Glauber Gonçalves; e o secretário de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Antônio Soler.

De acordo com a reitora, a iniciativa busca qualificar a tomada de decisão do Executivo, subsidiando ações da Defesa Civil e das secretarias municipais durante situações de emergência e planejamento territorial. “Esse protocolo reafirma o compromisso da FURG com a comunidade por meio de toda potência que reside na produção científica e tecnológica desenvolvida na Universidade. Todo este conjunto de saberes ganha ainda mais sentido no momento em que se transforma em informação qualificada para proteger vidas, o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável do nosso território”, afirma Suzane.

Para a coordenadora do Ciex, Elisa Fernandes, a assinatura do protocolo é a representação física de uma parceria que já vinha trazendo resultados concretos para o município, e, a partir da sua formalização, potencializa-se o alcance e as possibilidades conjuntas. “O Ciex já atua no monitoramento ambiental e na geração de dados estratégicos para subsidiar as prefeituras da região sul do Estado, e, antes disso, o Comitê de Eventos Extremos da Universidade atuou de forma muito próxima e colaborativa com a Prefeitura, em especial durante as enchentes de 2024. Agora, com o protocolo de intenções, consolidamos um fluxo institucionalizado de informações em tempo real para o município, o que fortalece a capacidade de antecipação e resposta aos eventos extremos e seus impactos”, explica Elisa.

Durante o ato, o vice-prefeito enfatizou que o acesso a dados confiáveis e constantemente atualizados é fundamental para a tomada de decisão em momentos críticos. “Estamos muito felizes com a formalização dessa parceria com a Universidade, que na prática existe em diversos setores e áreas do saber. Esse é um grande momento para a nossa comunidade que é quem de fato vai se beneficiar com a qualificação que o poder público em Rio Grande terá a partir dessa aproximação oficial. Poder contar com informações em tempo real nos permite agir com mais rapidez e eficiência, protegendo a população, que é a nossa principal função”, comenta Renato.

Por fim, o ato reforça a importância da integração entre conhecimento acadêmico e políticas públicas, agentes que promovem a transformação e o desenvolvimento de qualquer território. O Ciex, por seu caráter interinstitucional, também monitora outros pontos ao longo da Lagoa dos Patos, o que promove segurança e dados não só para Rio Grande, mas também para outros municípios da região sul do Estado. Confira e acompanhe o trabalho do Centro nas redes sociais clicando aqui.

Secom FURG

Foto: Hiago Reisdoerfer/Secom FURG

 

Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.