Festa Literária do Rio Grande está entre as atrações da 50º Feira do Livro da FURG
Evento é promovido pelo Instituto de Letras e Artes (ILA) e pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL)
Dentro da programação da 50ª Feira do Livro, acontece a 2ª Festa Literária do Rio Grande (Flirg), que volta a ocorrer dez anos depois do sucesso de sua primeira edição, em 2015. Promovida pelo Instituto de Letras e Artes (ILA) e pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da FURG, a Flirg contará com uma programação literária especial, com a presença de autores gaúchos, com especial destaque para a produção literária rio-grandina. Entre as atrações, conversas literárias, oficinas, lançamentos de livros com escritores, professores e críticos, além de peças de teatro.
Nas conversas literárias, destaque para a presença de nomes de projeção na cena literária contemporânea sul-rio-grandense e brasileira: a poeta pelotense Angélica Freitas; a romancista e cronista porto-alegrense Claudia Tajes; e José Falero, também romancista e cronista de Porto Alegre, que participa de uma mesa com o patrono da 50ª Feira do Livro, o professor e escritor Daniel Baz.
Nas manhãs dos dias 1º, 2 e 3 de setembro, ocorrem três oficinas com temas literários, abertos ao público interessado: o professor Luís Augusto Fischer, da UFRGS, ministra um curso sobre as relações entre literatura e natureza; a professora Nubia Hanciau, da FURG, aborda a vida e a obra da escritora rio-grandina Carmen da Silva, lembrando os 40 anos de sua morte, ocorrida em 1985; Angélica Freitas, por fim, tem a poesia como tema de sua exposição.
O professor Fischer, ainda, lança na FLIRG a monumental História da literatura no Rio Grande do Sul (Editora Coragem e Editoda da FURG), em seis volumes que abarcam toda a produção literário gaúcha. No momento, estarão presentes os professores da FURG que participaram com capítulos nos diferentes volumes da obra.
Também o poeta, crítico literário e professor Ronald Augusto, natural do Rio Grande, estará presente, conversando com o público e recebendo uma homenagem da Câmara Municipal.
Um destaque é a mesa-redonda que reúne mulheres que escrevem em Rio Grande: Andréia Pires, Giulia Guadagnini, Ju Blasina, Lucilene Canilha e Patrícia Silveira, com mediação da também escritora e professora Joselma Noal.
Em termos de atividades culturais, a Flirg traz duas peças de teatro que releem obras importantes da literatura de língua portuguesa: o conto “A cartomante”, de Machado de Assis, no espetáculo homônimo da Cia. Inação, do Rio Grande, e a peça “O auto da barca do Inferno”, de Gil Vicente, no espetáculo O auto por elas, realizado pelo Laboratório de Dramaturgia (Ladra/UFPel).
A FLIRG tem o apoio fundamental do mandato do deputado federal Alexandre Lindenmeyer, que por meio de uma emenda parlamentar permitiu os recursos para a montagem da programação. Também colaboram na organização a Prefeitura Municipal do Rio Grande, por meio da Secretaria de Município da Cultura e Economia Criativa, e a Biblioteca Rio-Grandense.
Secom FURG
Foto:
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp