NotíciasRio Grande do Sul

Feiras da Agricultura Familiar fortalecem agroindústrias e artesanato no litoral

Em janeiro, estão previstas três feiras no Litoral Norte com apoio do Programa Estadual da Agroindústria Familiar

As Feiras da Agricultura Familiar Sabor Gaúcho têm se consolidado como espaços fundamentais para a comercialização e a valorização da produção rural no Rio Grande do Sul. Neste mês de janeiro, estão previstas oito feiras pelo Estado, sendo três delas no Litoral Norte, aproveitando o fluxo turístico da temporada de verão:

  • Arroio do Sal – 1ª Feira da Agricultura Familiar, de 22/1 a 25/01
  • Capão da Canoa – Feira da Agricultura Familiar, de 28/1 a 01/2
  • Torres – Feira Sabor Gaúcho, de 28/1 a 02/2

Mais do que pontos de venda, as feiras são vitrines que dão visibilidade às agroindústrias familiares, ao artesanato rural e à produção de plantas e flores, aproximando agricultores e consumidores. As feiras são fomentadas pela política pública de apoio à agroindústria familiar promovida pelo governo do Estado, por meio do Programa Estadual da Agroindústria Familiar (Peaf). Operacionalizadas pela Emater/RS-Ascar, as feiras exigem que os participantes estejam formalizados. Para agricultores, é necessário apresentar o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).

Já as agroindústrias precisam estar incluídas no Peaf, o que significa cumprir requisitos sanitários, ambientais e fiscais. Atualmente, mais de 2.000 agroindústrias gaúchas estão aptas a participar.

Oportunidades e renda

Em 2025, foram realizadas 137 feiras em todas as regiões do Estado, abrangendo desde grandes eventos, como Expointer, Expoagro e Expodireto, até iniciativas municipais e regionais. Conforme a extensionista da Emater/RS-Ascar, Bruna Bresolin, esse calendário robusto ampliou as oportunidades de comercialização, aumentando a renda das famílias agricultoras e fortalecendo a economia local.

O calendário completo das feiras, que se estende até dezembro, pode ser acompanhado pelas site e redes sociais da Emater/RS-Ascar e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR).

Ascom Emater/RS-Ascar

Foto: Vanessa Albuquerque/Divulgação Fetraf

 

Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.