NotíciasRio Grande do Sul

Feira da Agricultura Familiar se consolida na 31ª Fenadoce

Produtos como focaccias e licores estão entre os mais procurados pelos visitantes neste ano

A 31ª Fenadoce, que vai até o dia 03 de agosto, em Pelotas/RS, segue conquistando os visitantes pelo paladar. Além dos doces, as delícias encontradas na Feira da Agricultura Familiar também já se tornaram um fenômeno de vendas no evento, e nesta quarta-feira (30) os corredores do espaço estiveram cheios mais uma vez.

Neste ano, a Feira da Agricultura Familiar recebe 80 agroindústrias representando 38 municípios gaúchos. A diversidade dos produtos é um dos principais atrativos para os visitantes, que encontram queijos produzidos com leite de ovelha, licores artesanais de sabores variados, além de produtos mais tradicionais da agricultura familiar como salames, copas e vinhos.

Somente nas primeiras duas semanas, a Feira da Agricultura Familiar já soma mais de R$1 milhão em vendas, um crescimento de 5,5% em relação ao mesmo período do ano passado. “A Fenadoce serve como um espaço de identidade dos agricultores familiares com a venda direta. É o momento onde o consumidor interage com os produtores e reconhece a importância da agricultura com o fornecimento de alimentos de qualidade”, aponta Renato Cougo, Extensionista Rural da Emater/RS.

Um dos sucessos desse ano é da agroindústria Sítio Flor de Lis, que participa da feira pela primeira vez. As focaccias e grissinis da produção de Ernani Ucker têm conquistado os visitantes da Fenadoce. “Até aqui já vendemos mais de 200 focaccias e cerca de 1.000 pacotes de grissinis, claro, além da venda de bolos e de pães também. Minha esposa fez estoque de grissinis para a feira, nós até tínhamos bastante quantidade, só que o estoque se foi todo”, comenta Ernani.

Há também novidades criativas que mostram o poder dos gaúchos de reinventar suas tradições. Esse é o caso o produtor de erva-mate, Fabrício Nunes, de Ilópolis/RS, que trouxe para a Fenadoce deste ano a venda de licores no sabor de erva-mate, uma ideia que surgiu há cerca de um ano na agroindústria dele, a Erva-Mate Princesa do Vale.

Neste ano, as entidades responsáveis pela organização da Agricultura Familiar são a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) através do Governo do Rio Grande do Sul, Emater/RS, Fetag/RS e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Concurso Cultural

Além do paladar, a Fenadoce também encanta pelos seus mascotes. Por isso, a feira lançou o concurso cultural que irá escolher o nome da Doceira, nova personagem do evento. Após a primeira etapa, com envio de sugestões de nomes através do site, foram selecionados 10 finalistas que estão em votação popular até o dia 01 de agosto em www.fenadoce.com.br. Se houver mais de uma pessoa que tenha enviado o nome escolhido, o critério para o(a) vencedor(a) será a data e hora do envio da sugestão (escolhendo-se aquele que enviou primeiro).

A lista dos nomes em votação inclui: Dona Dulce; Dona Quindinha; Dona Quindoca; Dona Docita; Dona Docilda; Divina; Docelina; Adocica; Dona Pelotine; Dona Gema.

A 31ª Fenadoce é apresentada pela Osirnet e possui patrocínio do Banrisul e Sicredi, além do apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Gelei, Ecovia Sul e Grupo RBS. A Prefeitura de Pelotas e a Câmara Municipal de Pelotas complementam com o apoio institucional. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas.

Programação completa para a quinta-feira (31)

PALCO CIDADE DO DOCE:

  • 14h30 – Mauro Sá e Marcelo Vaz

  • 16h – Glass Onion

  • 17h30 – Elis e Alexandre

  • 19h – Nan Rodrigues

  • 20h30 – Os Pereiras

PALCO PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO:

  • 15h – Comunidade de Estudos e Pesquisa da Capoeira

  • 16h30 – Colégio Sinodal Alfredo Simon

  • 18h – Seu Wagner e os Ternos de Brechó

SHOWS SESC/FECOMÉRCIO – PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO:

  • 20h30 – Cazuza “O poeta vive” com Marcos Delfino

FESTIVAL DE GASTRONOMIA SENAC-RS:

  • 14h – Encontro Grupo da Maturidade Ativa – Cabine de foto para o grupo da Maturidade, Dança de Tango, roda de conversa com o grupo – Programa Maturidade Ativa SESC RS

  • 15h – Oficina Culinária aproveitamento Integral – Nutricionista Ariane Moura

  • 18h30 – Aula Show  Restaurante CANTO – Chef Lucas

FESTIVAL DE GASTRONOMIA UFPEL:

  • 19h – Empanadas com Guimell Sheunemann, Jean Pires, Tecnólogos em gastronomia – UFPEL

ESTANDE SINDUSCON:

  • 19h – Encontros com a Engenharia 

31ª Fenadoce – Doces Aventuras

  • Data: 16 de julho a 03 de agosto
  • Local: Centro de Eventos da Fenadoce, Avenida Pinheiro Machado, 3390, Pelotas/RS
  • Horário: Segunda a sexta: das 14h às 22h | Sábado e domingo: das 10h às 22h
  • Programação e ingressos online: www.fenadoce.com.br

Assessoria de Comunicação Fenadoce

Foto: Rafael Takaki

 

Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.