FBOT é destaque no Mundial de Robótica em Salvador
Time da FURG conquistou 5º lugar na categoria @work, e equipe @Home obteve a 7ª colocação na disputa
O FBOT, equipe de robótica da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), fez bonito no maior campeonato de robótica e inteligência artificial do mundo. Na RoboCup 2025, realizada no Centro de Convenções de Salvador/BA, o grupo conquistou o 5º lugar na categoria @work e também foi o 7º colocado na categoria @Home.
A comitiva da FURG foi dividida em dois grupos, em um total de 13 acadêmicos. A categoria @home, de robótica doméstica, teve nove membros integrantes. A liga RoboCup@Home é a maior competição anual internacional para robôs de serviço autônomos e visa desenvolver tecnologia de robôs de serviço e assistência com alta relevância para futuras aplicações domésticas.
A categoria @work, por sua vez, foi disputada por quatro membros integrantes do FBOT. Voltada à Robótica Industrial, foi disputada no Mundial pela primeira vez. A RoboCup@Work chegou para mudar o jogo no mundo dos robôs no ambiente de trabalho: seja para trabalhar com robôs em fábricas, transportar itens de forma inteligente ou até colaborar com humanos, a liga vai desafiar as equipes a pensar em soluções reais para o mercado de trabalho.
Foram meses intensos de trabalho com o robô Boris, que passou por grandes atualizações de hardware e software. Mesmo com tantas mudanças, ele deu show: interagiu com o público, tirou foto com a plateia e foi destaque na competição.
Além das boas colocações, o FBOT se destacou como a melhor equipe brasileira da competição, sendo a única do país a chegar na Etapa 2.
O FBOT agora concentra seu foco na Competição Brasileira Robótica Petrobras, que acontece em outubro em Vitória/ES.
Secom FURG
Foto: Divulgação
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp