NotíciasRio Grande do Sul

Dia de Campo reforça a qualidade do arroz gaúcho e da genética Irga

O tradicional evento ocorreu na Estação Experimental do Arroz, em Cachoeirinha

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) consolidou-se mais uma vez como referência no setor orizícola ao reunir, nesta quinta-feira (29/1), aproximadamente 1.200 participantes, entre produtores, técnicos, pesquisadores, autoridades e representantes de toda a cadeia produtiva do arroz, durante a programação do tradicional Dia de Campo do Irga.

O evento que visa à integração entre pesquisa, extensão e o setor produtivo, teve como teve como tema a “Qualidade do arroz gaúcho, do campo à mesa: inovação, sustentabilidade e excelência na produção de arroz”. Também foi foco a transferência de tecnologias geradas nas seis estações experimentais da autarquia, promovendo a troca de conhecimento e o diálogo entre os participantes, além de reforçar o papel do Irga como destaque na orizicultura gaúcha.

No decorrer do percurso por três estações técnicas, o público conheceu, diretamente no campo, os avanços na qualidade dos sistemas de produção, com destaque para o sistema Arroz RS 14 e para a qualidade de sementes e grãos, que evidenciam os diferenciais da genética do instituto. Também foram apresentados resultados de eficiência técnica, econômica e ambiental, demonstrando que sustentabilidade e lucratividade caminham juntas na produção de arroz no Rio Grande do Sul. Já no Corredor Tecnológico, o principal objetivo foi a interação direta entre produtores, pesquisadores e a equipe técnica da autarquia, abordando os mais diversos temas relacionados ao cultivo.

Protagonismo do instituto no setor orizícola

Durante o protocolo oficial, o novo presidente do Irga, Alexandre Velho, nomeado na quarta-feira (28), parabenizou toda a equipe envolvida na organização do evento. Ele  destacou o empenho dos servidores e técnicos, além de reforçar o compromisso da autarquia com a excelência, a inovação e a sustentabilidade do sistema produtivo.

Já o titular da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Edivilson Brum, que também representou o governo do Estado no ato, ressaltou a importância estratégica do Irga para a orizicultura gaúcha, enfatizando o papel no fortalecimento do setor e na garantia da qualidade do arroz produzido no Estado.

A autarquia contribui de forma fundamental no incentivo à produção de arroz no Estado, uma vez que o Rio Grande do Sul é responsável por cerca de 70% da produção nacional, sendo, aproximadamente, 65% desta área cultivada com genética Irga.

O Dia de Campo, que encerrou sua programação com a distribuição do tradicional Carreteiro do Irga, reafirma o compromisso da instituição com a valorização do homem e da mulher do campo, com a ciência aplicada à lavoura e com a manutenção da liderança do RS na produção do grão. O evento representa a concretização de um trabalho construído com base na pesquisa, na extensão, no diálogo e na presença constante junto ao produtor rural, atuando diretamente na geração de tecnologias, no desenvolvimento de cultivares adaptadas, na qualificação dos sistemas produtivos e na transferência de conhecimento e produtividade.

Ascom Irga

Foto: João Pedro Rodrigues/SECOM RS

Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.