NotíciasRio Grande

Custo do cesto básico em Rio Grande registra queda de 1,58% em junho, segundo CIP/FURG

Tomate e margarina lideraram o aumento no custo do cesto

O Centro Integrado de Pesquisa (CIP), vinculado ao Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Iceac) da FURG, divulgou o relatório sobre o custo do cesto básico referente ao mês de junho na cidade do Rio Grande.

O custo do cesto básico no mês de junho, comparado ao mês de maio do mesmo ano, encerrou com uma queda de 1,58%. Tomate e margarina lideraram o aumento no custo do cesto básico em junho.

A base da metodologia do cesto básico se dá através do acompanhamento de famílias com média de três pessoas e com faixa de renda de 01 a 21 salários mínimos, com foco na identificação dos principais produtos adquiridos mensalmente.

O custo do cesto básico é composto por 51 produtos, classificados em grupos, como alimentação, gás de cozinha, higiene e limpeza. Entre eles estão presentes a cerveja e o cigarro, embora teoricamente não sejam itens de extrema necessidade, de acordo com as pesquisas esses dois produtos, tanto a cerveja quanto o cigarro, são produtos presentes no consumo das famílias as quais integraram a pesquisa.

Confira abaixo o documento na íntegra.

→ Relatório

Secom FURG

Foto: Freepik

 

Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.