Custo do cesto básico em Rio Grande registra alta de 1,60% em maio segundo o CIP/FURG
O destaque entre os produtos analisados é o aumento nos preços de batata, cenoura e ovos
O custo do cesto básico para o município do Rio Grande no último mês de maio teve uma elevação de 1,60%, passando de R$ 1.390,23 no mês de abril para R$ 1.412,52 no mês de maio. As informações são do Centro Integrado de Pesquisas (CIP) do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Iceac) da FURG.
Dentre os cinquenta e um produtos analisados foi possível identificar que durante o mês de maio, vinte e seis produtos apresentaram aumento em seus valores, vinte e dois sofreram queda e três se mantiveram estáveis.
Os produtos que tiveram maiores variações nos preços no mês analisado foram: batata inglesa com +65,87%, cenoura com +50,19% e ovos de granja com +39,53%. Em contrapartida, os produtos que apresentaram queda na variação dos preços foram: alface -21,30%, carne de frango com -16,57% e laranja com -14,86%.
Outro fator analisado de extrema importância é a contribuição de cada produto no custo total. Leva-se em consideração a multiplicação do seu preço pela quantidade consumida pelas famílias. Dentre os produtos que mais contribuíram para o aumento do custo do cesto básico tem-se: o cigarro, a bata inglesa, os ovos de granja e a cerveja. Entre os que contribuíram para diminuição do custo do cesto estão a carne de frango, a carne bovina, e a laranja. A seguir, apresenta-se a tabela com os cinquenta e um produtos que fazem parte do custo do cesto básico, selecionados através do POF – Pesquisa Orçamentária Familiar, e pesquisado através do CIP – Centro de Integrado de Pesquisa, na cidade de Rio Grande, com os valores comparativos entre os meses.
Metodologia
A metodologia do cesto básico pesquisada pelo CIP é baseada no acompanhamento do consumo de famílias com três pessoas e renda entre 1 e 21 salários mínimos. O cesto básico é composto por 51 produtos essenciais, como alimentos, gás de cozinha, higiene e limpeza, além de cerveja e cigarro, que foram identificados como produtos consumidos pelas famílias pesquisadas. Esses produtos foram selecionados com base na Pesquisa Orçamentária Familiar (POF), realizada pelo IBGE em 2002/2003, que analisou o consumo de famílias em diferentes faixas de renda.
Secom FURG
Foto: Pixabay
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