Cram recebe cerca de 10 mil ovos de tartarugas apreendidos de canteiros clandestinos no Estado
Material foi resgatado durante operação policial; dois homens foram presos
Nesta última sexta-feira, 16, o Centro de Recuperação de Animais Marinhos (Cram) recebeu cerca de 10 mil ovos de tartarugas, encontrados em canteiros clandestinos no interior do Estado. A operação, conduzida pelo Núcleo de Combate ao Abigeato da Polícia Civil, em parceria com a Patrulha Ambiental de Pelotas e de Rio Grande, realizou quatro mandados de busca e apreensão; dois homens foram presos em flagrante.
Segundo informações do Centro, os ovos são da espécie Tigre D’água, de água doce, comumente encontrada no Brasil, Uruguai e Argentina, especialmente em zonas de pântanos, banhados, lagos, riachos e rios. Parte do montante recuperado já havia eclodido; os animais seriam comercializados ilegalmente.
Para o diretor do Complexo de Museus da FURG, Lauro Barcelos, a prática de comercialização ilegal de animais silvestres é uma grande atrocidade. “Essa é a primeira vez que vejo uma barbaridade tão grande quanto essa”, lamenta.
Encaminhados ao Cram, agora os animais passarão por todo o processo de reabilitação para que, quando aptos, possam ser devolvidos ao seu habitat natural.
Secom FURG
Foto: Divulgação
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp
