Com formato inédito, Núcleo de Produção Audiovisual Ofcine do IFRS abre inscrições para oficina de cinema
Inscrições podem ser realizadas através do instagram do NPA Ofcine
Apreciadores da sétima arte em Rio Grande tem um bom motivo para comemorar: estão abertas as inscrições para a oficina de cinema Ofcine, do IFRS. A edição de 2025 acontece de 7 de junho a 8 de novembro, todos os sábados, das 8h30 às 12h30. As inscrições devem ser realizadas de forma online através do link da bio do instagram @npa.ofcine.
A oficina oferece a possibilidade de aprender a fazer cinema a partir do zero: não é exigida nenhuma experiência prévia na área. As aulas serão divididas em teóricas e práticas, em um formato novo este ano – professores convidados que já atuam no cinema gaúcho irão participar para compartilhar suas experiências. Os alunos da oficina desenvolverão um curta-metragem com os conhecimentos adquiridos durante as aulas.
De acordo com a coordenadora e professora da oficina, Thaís Fernandes, a formação será fundamentada em dois eixos: o cinema como forma de expressão artística e como possibilidade profissional. “A intenção é que os alunos desenvolvam ferramentas narrativas para criar com liberdade, ao mesmo tempo em que compreendem o cinema como um campo de trabalho”, conta.
Para Thaís, o fomento ao audiovisual em cidades do interior, como Rio Grande, é fundamental para descentralizar a produção cultural e permitir que outras vivências possam ganhar visibilidade. Segundo ela, se o incentivo se concentra apenas nas capitais, corremos o risco de criar um imaginário limitado, que não representa verdadeiramente a identidade multicultural do nosso estado.
“Investir em audiovisual no interior é também uma forma de fortalecer identidades locais, gerar emprego, movimentar a economia criativa e formar novos profissionais. Além disso, permite que as pessoas contem suas próprias histórias, com seus próprios sotaques, afetos e paisagens — e isso é essencial para construir uma cultura mais plural e democrática”, explica Thaís.
O Núcleo de Produção Audiovisual Ofcine/IFRS é uma parceria entre o IFRS e o Ministério da Cultura, através da Secretaria Nacional do Audiovisual e tem como objetivo fomentar e fortalecer a produção audiovisual local. O Núcleo oferece apoio à produção, formação, capacitação, e promove a democratização do acesso ao cinema.
Assessoria de Comunicação Núcleo de Produção Audiovisual OfCine/IFRS
Foto: Divulgação
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp