Com dois prêmios em dois meses, startup rio-grandina se torna destaque mundial
A Startup rio-grandina SIAPESQ foi premiada pelo Governo da Espanha durante o España-Latam ScaleUP 2025. O evento realizado no mês de outubro, e que reuniu treze empresas de destaque da América Latina e do Caribe, contou com mais de mil candidatas de diferentes países. Iniciativa do ICEX-Invest in Spain, do IDB Lab e da Endeavor España, o programa oferece uma semana de imersão em um ecossistema de inovação em cidades como Madri, Valência e Barcelona. As startups selecionadas têm a oportunidade de fazer networking com fundos de capital de risco, corporações e aceleradoras, além de receberem consultoria sobre aspectos legais, financeiros e operacionais.
Pouco menos de um mês depois do prêmio em solo espanhol, foi a vez de alcançar mais uma conquista, dessa vez em Portugal. O Summit das Águas e Sustentabilidade, realizado pela Universidade do Algarve, elegeu a SIAPESQ como uma das 10 maiores startups do mundo na categoria “Economia Azul”. O evento contou com mais de 2 mil startups de diversos países, todas com o intuito de destacar suas tecnologias com potencial para regenerar ecossistemas e transformar a relação da sociedade com os oceanos e os recursos naturais.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento, Inovação, Turismo e Economia do Mar, Vítor Magalhães, as conquistas são um reconhecimento que contribui para a valorização do empreendedorismo em Rio Grande. “Essa é uma startup rio-grandina, fruto do talento e da inovação local. A divulgação dessas premiações é importante não apenas para destacar o trabalho da equipe, mas também para valorizar o ecossistema de empreendedorismo da cidade, do Oceantec e da FURG. Mais do que um reconhecimento, essa conquista serve como inspiração para tantas outras pessoas que têm boas ideias, mas ainda tem receio de colocá-las em prática”.
A atuação da SIAPESQ
A empresa, que surgiu dentro do ambiente de pesquisa e inovação do OCEANTEC – Parque Tecnológico do Mar, e hoje é incubada no FeevaleTechPark, dentro do programa BRDE Labs, desenvolve tecnologias de Inteligência Artificial, monitoramento satelital e modelagem ecológica aplicadas à gestão ambiental, certificação e rastreabilidade de ativos ambientais azuis e verdes. De acordo com Talles Lisboa, CEO e fundador da startup, o projeto possui um enorme potencial ambiental. “A SIAPESQ nasceu em Rio Grande, uma cidade que respira ciência e mar. É um orgulho poder levar a inteligência ambiental desenvolvida aqui para o mundo, e mostrar que a inovação brasileira tem, sim, força global”
O protagonismo da cidade do Rio Grande na economia do mar é reforçado a partir do trabalho da SIAPESQ. As tecnologias desenvolvidas pela startup têm contribuído para aumentar a produtividade da pesca artesanal e industrial, reduzindo capturas acidentais e fortalecendo comunidades costeiras, monitorar oceanos e corpos hídricos, apoiando o manejo ambiental e a transição ecológica transparente de setores produtivos, certificar ativos ambientais, permitindo que governos e empresas cumpram metas ESG e de sustentabilidade real.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp
