Coletivo de Estudantes Africanos da FURG realiza a 3ª Edição da Semana da África
Evento irá ocorrer de 26 a 28 de maio
No dia 25 de maio é celebrado em todo o mundo o Dia Internacional da África, que celebra a resistência, o orgulho, a cultura e a beleza africana e sua contribuição para a humanidade. Na FURG o Coletivo de Estudantes Africanos (Ceafurg), realizará nos dia 26, 27 e 28 de maio, a 3ª Edição da Semana da África que traz nesta edição o tema “Pan-africanismo: Unidade, Resistência e Direitos na Construção de uma África Inclusiva”. O Dia Internacional da África integra a Agenda Social da Universidade.
O evento, organizado pelo próprio coletivo com apoio das pró-reitorias da FURG, é uma oportunidade para toda a comunidade acadêmica e a população geral celebrar a cultura africana, homenageando heróis e heroínas do continente, além de refletir sobre sua situação atual.
Para o coordenador da comissão organizadora, estudante de engenharia de computação na FURG, Romeu Papa Vieira Có, natural de Guiné-Bissau, a ação oportuniza desconstruir imagens estereotipadas e promover uma maior compreensão da riqueza cultural do continente. “É uma celebração que une história, cultura e esperança, reforçando a importância de reconhecer e valorizar as raízes africanas em nossa sociedade” , comenta o estudante.
Nos dias 26 e 27 de maio, o evento vai decorrer no Campus Carreiros, no Auditório da Sead, com atividades no período da manhã e da tarde, como palestra, mesa redonda, momento cultural com dança africana, poesia e apresentação de trabalhos, dos estudantes africanos. No dia 28 de maio, às 14h, no Auditório local, no Campus Santa Vitória do Palmar, vai decorrer o encerramento geral com uma mesa redonda denominada “Diversidade Cultural e Linguística nos Países Africanos”. Link das inscrições, podem ser feitas através do Sinsc.
Sobre o Ceafurg
O Coletivo de Estudantes Africanos da FURG (Ceafurg), é uma comunidade vibrante formada por 41 estudantes de diferentes países do continente africano. Esses estudantes vêm de oito países: Angola, Cabo Verde, Etiópia, Gabão, Guiné-Bissau, Nigéria, Moçambique e Somália. Juntos, eles criaram um espaço de apoio, amizade e troca cultural, fundamentado no princípio Ubuntu, que significa “Eu sou porque nós somos”. Essa filosofia reforça a ideia de que a nossa existência está interligada, e que a união faz toda a diferença.
O Ceafurg é fundamental para ajudar seus membros, especialmente aqueles que estão longe de suas famílias. “Quando um novo estudante chega, buscamos acolhê-lo como um irmão ou irmã, ajudando em questões básicas do dia a dia, como documentação, abertura de contas bancárias e adaptação à vida universitária. Além disso, o coletivo reafirma nossa identidade, cultura e história, que muitas vezes são distorcidas, apagadas ou reduzidas apenas à narrativa da escravidão e da subjugação”, afirma Romeu Papa Vieira Có. Quer participar ou saber mais? Acesso o perfil do coletivo no Instagram.
Secom FURG
Foto: Divulgação
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp