Barra Nova recebe 8ª edição do Mutirão da Cidadania
Dando continuidade à agenda de mutirões que percorrem os bairros aproximando os serviços públicos da comunidade, a Prefeitura Municipal do Rio Grande promoveu, nesta quinta-feira (14), a 8ª edição do Mutirão da Cidadania. Desta vez, a região beneficiada foi a Barra Nova, com atividades realizadas na Igreja Católica dos Santos Anjos.
Ao longo da tarde, equipes da Prefeitura e de parceiros estiveram no local oferecendo serviços de saúde, como aferição de pressão arterial, cuidados com a saúde bucal, vacinação contra Influenza e HPV, além de testes rápidos para hepatites. Dentro da igreja, foi montado o Varal Solidário, com doações de roupas da Campanha do Agasalho. A Secretaria de Município de Direitos Humanos e Assistência Social realizou o cadastro único de pessoas interessadas.
A Escolinha de Trânsito, da Secretaria de Município de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança, também esteve presente, promovendo ações educativas com as crianças da comunidade.
A secretária adjunta de Relações Institucionais e Comunitárias, Thaís Saggiomo, explicou que o Mutirão da Cidadania é um programa estruturado para atender as áreas mais vulneráveis do município: “Mapeamos os territórios com maior vulnerabilidade ambiental e socioeconômica, especialmente os mais afetados pelas enchentes e que ainda não se recuperaram totalmente. A ação leva serviços de saúde, segurança alimentar, habitação, revitalização de praças, limpeza e organização de drenagens e valetas. Nosso objetivo é levar os serviços para as pessoas e, ao mesmo tempo, ouvir a comunidade para construir soluções conjuntas ao longo de todo o governo. Por onde o Mutirão da Cidadania passa, com certeza a qualidade de vida das pessoas melhora”, disse.
A vice-presidente da Associação de Moradores da Barra, Bárbara Gonçalves, ressaltou a importância da ação para a localidade: “Essa é uma parte mais humilde do bairro, que realmente necessita de atenção. O público que hoje está recebendo os serviços é formado por pessoas carentes e o local precisa de toda ajuda possível. Precisamos do patrolamento de duas em duas semanas para que os ônibus possam acessar as ruas e as crianças possam ir à escola. Esse atendimento direto para a comunidade, com a presença da Prefeitura, é maravilhoso para nós”.
Para a prefeita Darlene Pereira, o Mutirão da Cidadania é mais uma forma de aproximar a gestão da população. “Hoje temos uma série de serviços sendo oferecidos, como saúde, o Varal Solidário, educação para o trânsito, atividades com as crianças, Cadastro Único, entre outros. Isso representa a Prefeitura mais próxima das pessoas, atendendo demandas, escutando a comunidade e construindo junto com ela”, comentou a gestora.
Além dos serviços já mencionados, a comunidade teve acesso a orientações preventivas da Defesa Civil, além de instruções da Secretaria de Município da Pesca e Aquicultura, voltadas aos pescadores. A Ouvidoria Municipal também participou do mutirão, recebendo sugestões e escutando as pessoas. A Secretaria de Infraestrutura realizou uma visita técnica para estudar a drenagem do local.
Maria Aparecida Ramos, coordenadora da Igreja Católica dos Santos Anjos, falou sobre a realização da atividade junto com a Prefeitura: “Foi uma experiência muito boa, a gente ficou feliz em receber o mutirão e até nos emocionamos, pois são serviços que ajudam crianças, adultos, pessoas que estão doentes e favorece aqueles que estão necessitados. Foi emocionante e muito bonito, a Prefeitura está de parabéns. Este é um bairro carente, um local onde as pessoas realmente precisam”, destacou.
São parceiros do Mutirão da Cidadania e participaram desta edição a Corsan, a Emater, a Transpetro e a Associação de Moradores da Barra. O secretário de Município do Cassino, Miguel Satt, o adjunto, Cleide Rodrigues, e o secretário de Relações Institucionais e Comunitárias, Cláudio Costa, se fizeram presentes no mutirão, além do assessor do deputado Alexandre Lindenmeyer (PT), Paulo Rodrigues. A União Riograndina de Associações de Bairros – URAB também esteve presente para auxiliar na retomada da associação do bairro, que passará por um processo de eleição.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp