Avaliação da CAPES destaca avanço da pós-graduação da FURG
Resultado da Avaliação Quadrienal 2021–2024 aponta crescimento da nota média da Universidade
A avaliação referente ao período 2021–2024, recentemente concluída pela CAPES, trouxe resultados expressivos para a pós-graduação da FURG. Dos Programas de Pós-graduação (PPGs) avaliados, 11 tiveram elevação em suas notas, o que representa 41% daqueles que tinham possibilidade de aumento.
Um dos pontos mais relevantes observados durante a avaliação é a ampliação do número de Programas com conceitos 6 e 7, considerados de excelência internacional. Agora a FURG passa a contar com seis PPGs nesse patamar, o que representa um crescimento de 50%. Além disso, outros seis Programas alcançaram a nota 4 pela primeira vez: Contabilidade, Economia Aplicada, Engenharia Química, Física, Psicologia e Saúde Pública.
Com esse avanço, a nota média da pós-graduação da FURG continua sua trajetória ascendente, passando de 3,85 em 2017 para 4,24 em 2021 e chegando a 4,57 na avaliação atual, reforçando o processo contínuo de consolidação dos PPGs da instituição.
No período observado, a FURG passou a contar com três Programas nota 7: Engenharia e Ciência de Alimentos, Oceanologia e Oceanografia Biológica. Já os PPGs em Aquicultura, Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais e Ciências da Saúde receberam nota 6. A nota 5 foi atribuída a cinco PPGs: Ciências Fisiológicas, Enfermagem, Geografia, Letras e Química Tecnológica e Ambiental.
A Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Daiane Dias, destaca que o desempenho alcançado reflete o esforço conjunto da comunidade acadêmica. “O resultado expressa o compromisso e o trabalho contínuo de docentes, estudantes, equipes técnicas e coordenações, articulados às iniciativas estratégicas desenvolvidas pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, por meio da Diretoria de Pós-graduação”, ressaltou a professora.
Daiane também destaca que iniciativas como o Comitê Sucupira, responsável pela revisão qualificada dos relatórios anuais enviados à Capes, somadas ao acompanhamento dos processos de autoavaliação e de planejamento estratégico dos PPGs pela Propesp, além dos programas de mobilidade discente e de professores visitantes, têm contribuído de forma decisiva para o fortalecimento e a qualificação da Pós-graduação da FURG.
A diretora de Pós-graduação, Fabiana Schneck, atribui os excelentes resultados como fator de fortalecimento do ambiente institucional, ao passo que abrem caminho para que vários PPGs possam pleitear, nos próximos anos, a abertura de cursos de doutorado junto à Capes. “A Diretoria de Pós-graduação seguirá atuando de forma próxima às coordenações, apoiando processos de planejamento estratégico, de autoavaliação e desenvolvendo ações voltadas especialmente aos Programas em fase de consolidação, garantindo que todos avancem de maneira estruturada”, afirma a gestora.
Sobre a avaliação e as notas
A Avaliação Quadrienal dos Programas de Pós-graduação do país, orientada pela Capes e realizada com a participação da comunidade acadêmico-científica, tem como objetivo avaliar a qualidade dos cursos de mestrado e doutorado.
Os resultados da avaliação são expressos em notas de 1 a 7. A nota 3 corresponde a um padrão mínimo de qualidade para um curso de mestrado e a nota 4 para um curso de doutorado. Programas que não alcançam estas notas têm seus cursos encerrados. A nota 4 é atribuída a Programas em processo de consolidação e com conceito “Bom” em critérios como “Programa”, “Formação” e “Impacto na sociedade”. Já a nota 5 é atribuída a Programas considerados consolidados e com conceito “Muito Bom”. Finalmente, Programas com notas 6 e 7 são considerados de excelência, com desempenho equivalente ao dos centros internacionais de referência na área.
Secom RS
Foto: Thuanny Cappellari/RIO GRANDE TEM
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp
