Agente de Trânsito Luciano Macedo morre em acidente na Avenida Pelotas
O Agente de Trânsito, Luciano Veiga Macedo de 53 anos, morreu nesta segunda-feira, 19, em acidente na Avenida Pelotas, entre as ruas República e 15 de novembro em Rio Grande.
Luciano estava de bicicleta quando por volta das 12h35 na Avenida Pelotas, altura do bairro Cidade Nova, um veículo sedan prata colidiu com a bicicleta enquanto estava próxima da ciclofaixa.
Testemunhas presentes no local relataram à polícia que o motorista, um homem de 45 anos, trafegava em velocidade considerada acima do permitido para a via. As marcas de frenagem deixadas no asfalto, que variam entre 70 e 80 metros de extensão, indicam a alta velocidade no momento do impacto.
O pronto atendimento se deu inicialmente por parte de pessoas da área de enfermagem que estavam nas proximidades. Depois, por profissionais da Saúde de uma ambulância do Samu acionada para socorrê-lo. Houve tentativas de reanimação por meio de massagem cardíaca. Em seguida, após ser conduzido para a Upa da Junção, fizeram cinco tentativas de reanimação, porém, sem sucesso. O ciclista não resistiu aos graves ferimentos e faleceu no local.
Luciano era uma figura ativa na comunidade ciclística da cidade e integrante da Guarda Municipal.
O agente de trânsito e ciclista deixa a esposa, a filha e a neta que iria nascer ainda nesta semana.
Popularmente conhecido por “Macedo” entre os colegas de profissão e ciclistas, foi agente da primeira turma do Trânsito na SMMAS e Superintendente de Transportes e Trânsito. Por várias vezes, contribuiu com ações e eventos em prol de competições esportistas na cidade, especialmente, envolvendo o ciclismo, esporte pelo qual competia em vários eventos na cidade, no estado e fora do Rio Grande do Sul.
Foi colaborador assíduo com atividades de diversas secretarias do governo municipal, como a SMMAS, onde era lotado como servidor, mas também com as secretarias do Cassino, Educação, Saúde, Esportes, Cultura, entre outras, onde vários eventos esportivos, culturais, educativos são realizados, anualmente. No final de semana, Macedo competiu na Copa União 2025, em Bagé, onde conquistou a primeira colocação na categoria P1 Master C e P1 na geral percurso curto.
O motorista do veículo que colidiu com a moto
O motorista que conduzia o veículo sedan estava com a Carteira Nacional de Habilitação em dia, ficou no local e prestou os esclarecimentos inicias para os policiais e não apresentava sinais de embriaguez no teste do etilômetro.
Durante os procedimentos, ele sofreu uma crise de ansiedade, sendo necessário atendimento médico.
A Polícia Civil recolheu o veículo para perícia técnica que apurará as circunstâncias exatas do acidente.
O corpo foi encaminhado ao Departamento Médico-Legal para necropsia. O caso está sendo investigado como homicídio no trânsito pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP).
A Polícia Civil relata que o trágico incidente serve como alerta sobre a importância do respeito aos limites de velocidade e da atenção redobrada ao compartilhar as vias com ciclistas.
A Polícia Civil também reforça a necessidade de todos os condutores cumprirem rigorosamente as normas de trânsito.
A Prefeitura do Rio Grande e a Associação dos Corredores de Rua do Rio Grande (Acorrg) lamentaram o falecimento do servidor público Luciano Veiga Macedo.
Jornalista Thuanny Cappellari/RIO GRANDE TEM
Foto: Divulgação
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp