NotíciasRio Grande do Sul

Academia da Polícia Penal aumenta em quase 100% o número de certificações aos servidores da instituição em 2025

No ano, foram 7.041 certificações em cerca de 280 cursos operacionais, capacitações e palestras

Em 2025, a Academia da Polícia Penal (Acadeppen), regulamentada por meio da Lei Complementar 16.449/2025, antiga Escola do Serviço Penitenciário, emitiu 7.041 certificados de capacitação para servidores, o que representa um aumento de quase 100% em relação a 2024, em que foram emitidas 3.628 certificações. Ao longo do ano, foram realizados cerca de 280 cursos operacionais, capacitações e palestras, com foco na qualificação dos profissionais da Instituição.

Ao todo, em 2025, foram capacitados 3.272 servidores da Polícia Penal, das dez regiões penitenciárias. As palestras realizadas abordaram temas como remição de pena pela leitura, saúde mental e dependência química, além de ações alusivas às campanhas nacionais de conscientização, com a promoção de aulas de yoga e atividades diversificadas destinada aos servidores.

O crescimento expressivo no número de capacitações e treinamentos realizados, destacou o diretor da Acadeppen,  Felipe Schuster, demonstra, de forma concreta, a transformação que a Polícia Penal vem vivenciando. “Esse avanço é resultado direto da qualificação dos servidores que atuam na Acadeppen, tanto como instrutores quanto na estrutura administrativa e pedagógica. São profissionais comprometidos, experientes e preparados, que elevam o padrão do ensino e fortalecem a atuação institucional. A Academia cumpre um papel estratégico nesse processo: organizar, padronizar e qualificar a formação dos nossos servidores, promovendo uma cultura de aprimoramento contínuo. Esse trabalho se reflete não apenas no ambiente prisional, mas também na credibilidade da instituição perante a sociedade e aos demais órgãos de segurança pública”, afirmou.

A Acadeppen realizou capacitações como o curso em Atendimento Pré-Hospitalar (APH), voltado à atualização de servidores, oferecido em todas as regiões penitenciárias. A formação ofereceu conhecimentos práticos e técnicos fundamentais para atuar em situações críticas até a chegada do socorro especializado e capacitar os servidores com recursos adequados para atuar com mais segurança e eficiência nas rotinas operacionais.

Cursos Operacionais

O treinamento de espingarda calibre 12, realizado pela Acadeppen, qualificou os servidores em procedimentos operacionais específicos do sistema prisional. As atividades incluíram exercícios práticos de tiro, simulações de situações de risco e instruções teóricas sobre as melhores práticas de segurança. Para integrar o Grupo de Segurança Institucional (GSI), a Acadeppen promoveu a segunda edição do Curso de Segurança Institucional e qualificou nove operacionais para atuarem na segurança das autoridades da Polícia Penal e da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS).

O curso “Direito aplicado ao uso da força: o que todo policial precisa saber,” capacitação que foi realizada nas regiões penitenciárias e casas prisionais do Estado, também foi realizado pela Acadeppen. A formação tem como objetivo preparar os policiais penais para uma atuação completa, técnica e juridicamente adequada em ocorrências que envolvem o uso da força.

No ano passado, igualmente teve a primeira edição do Curso de Escolta Prisional de Alto Risco (Cepar), que formou 34 novos interventores para atuar em escoltas de diferentes complexidades nas dez Regiões Penitenciárias do Estado, nas unidades especiais e nos grupos táticos. Já a quarta edição do Curso de Intervenção Rápida (CIR) qualificou 45 novos operacionais para integrar os Grupos de Intervenção Rápida (GIRs) de nove Regiões Penitenciárias.

A segunda edição do Curso de Cinotecnia e Emprego Prisional capacitou 15 servidores das dez regiões penitenciárias. O curso abordou conteúdos como aprendizagem e fisiologia; atendimento pré-hospitalar; adestramento; detecção; busca e captura; e técnicas de intervenção prisional com o uso de cães. Ao término da formação, os servidores tornaram-se aptos a atuar nos canis da Polícia Penal.

Curso de Formação Profissional

Além das mais de sete mil capacitações, em 2025, a Acadeppen realizou os Cursos de Formação Profissional, dos quais participaram 640 novos servidores, entre policiais penais, técnicos administrativos e analistas.

Ascom Polícia Penal

Foto: Rafa Marin/Ascom Polícia Penal

 

Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.