NotíciasRio Grande

21 idosos são encontrados em estado deplorável em lar de idosos na Vila Maria em Rio Grande

Uma mulher foi presa e ILPI foi interdidata

Na manhã desta quarta-feira (02/07/25), a responsável de um Lar de Idosos na Vila Maria, em Rio Grande, foi presa. A mulher possui 38 anos, com iniciais J.L.D e foi presa em flagrante pela Delegacia de Proteção à Grupos Vulneráveis (DPPGV).

O motivo da prisão é maus-tratos à pessoa idosa. O local que deveria servir para cuidar, mantinha 21 idosos sem as míninas condições de higiene e conforto.

Os idosos foram encontrados em condições deploráveis, urinados, com fraldas caídas, encharcadas de urina e sujas de fezes, descalços, sem agasalhos, meias e aibda conforme a DPPGV passando muito frio.

A ação foi conjunta com a SMADH (Secretaria Municipal de Assistência Social e D.Humanos), Conselho Municipal do Idoso e Vigilância Sanitária, foi realizada uma verificação na ILPI estabelecida no local, administrado pela suspeita.

Para conseguir adentrar no local, os agentes precisaram pular a grade, porque não foram atendidos.

De acordo com uma das idosas, que estava com a cama toda urinada, desde ontem cedo da tarde ninguém trocava sua fralda. Uma senhora estava deitada semi-nua e muito congelada, pedindo ajuda para sair de lá. Alguns idosos também estavam amarrados em suas camas. Na ocasião, havia apenas uma cuidadora no local.

Além disso, a ILPI estava com alvará vencido e com mais irregularidades. O local foi interditado e os idosos serão encaminhados a outras instituições ou levados por seus familiares, os quais já foram intimados a comparecerem.

A suspeita, que é a responsável pela ILPI, foi conduzida até a DPPA para os trâmites legais e posteriormente será encaminhada ao Presídio, onde ficará à disposição da Justiça.

Denuncie:

  • WhatsApp 53 98448-8444 ou Disque 100

Jornalista Thuanny Cappellari/RIO GRANDE TEM

Foto: Polícia Civil RS

 

Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.