Notícias

Prefeitura, Marinha e Furg realizam encontro para debater estudo sobre a Casa de Tamandaré

Na manhã dessa quinta-feira (14), na sala de reuniões, o Prefeito Alexandre Lindenmeyer esteve reunido com representantes da Marinha, Universidade Federal do Rio Grande (Furg), e servidores municipais. Em pauta, esteve a casa localizada na Rua Francisco Marques, esquina com Rua Marechal Floriano, local onde viveu Joaquim Marques Lisboa, o Almirante Tamandaré. Por meio de ação tripartite, as entidades estão trabalhando para organizar e executar a restauração do local.

A casa onde viveu e, provavelmente, nasceu Tamandaré será alvo de um estudo, a ser realizado pela equipe de arqueologia da Furg, que tem por objetivo encontrar indícios culturais e históricos. Além das paredes da construção do local, também serão analisados os materiais que se encontram abaixo da estrutura existente, na busca por elementos relevantes a respeito do patrono da Marinha do Brasil e sobre a cidade de Rio Grande.

A prefeitura, em conjunto com a  Marinha e Furg, tem debatido o assunto desde o ano passado, com o intuito possibilitar o estudo e a posterior restauração do local. Segundo Alexandre Lindenmeyer, o projeto oportuniza o reconhecimento da importante figura que foi o Almirante Tamandaré, tanto para a Marinha quanto para a história de nosso país. “A perspectiva é realizar todo um processo de pesquisa arqueológica no local onde nasceu Tamandaré. Ao mesmo tempo, buscamos fazer a definição de um projeto para a valorização histórico-cultural do local, com definições de alternativas que possam contar o que representa aquele local para a história da cidade do Rio Grande, do estado e do Brasil, pelo fato de que naquele local ter nascido o patrono da Marinha do Brasil”, ressaltou o prefeito.

Ainda durante o encontro, foi definido um cronograma para orientar o andamento das ações a serem desenvolvidas por cada uma das entidades. Além dos  demais representantes das entidades, também estiveram na reunião o engenheiro da marinha, Ataualpa Agostinho, o Arqueólogo da Prefeitura Municipal, Rafael Lachnit Silva, o Arquiteto também da Prefeitura, Joziel Bonato, além de Lauro Barcellos, referencia da Furg.

Assessoria de Comunicação PMRG

Foto: Página Fatos e Coisas do Antanho/Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.