Prefeitura e Catedral de São Pedro promovem 282ª Festa de São Pedro

As comemorações da 282ª Festa de São Pedro já começaram. O ponto alto da programação acontece nesta sexta-feira, 29 de junho, dia do padroeiro de Rio Grande e do Rio Grande do Sul. Na cidade é feriado municipal. O dia também vai ser de Passe Livre para toda a população. Na data também acontecerá a 5ª Festa da Anchova e do Pescador, tradições do município.

Crédito: Divulgação

Neste ano o tema da festa é “São Pedro: Testemunho, vida e vocação”, e o lema “Vinde, lançai as redes”. A programação do dia 29 inclui a tradicional procissão e missa ao santo protetor dos pescadores. A procissão sai às 9h30 da frente da Catedral, no Largo Dr. Pio, percorre as principais ruas do centro, e encerra nas Docas do Mercado, no Largo Barbosa Coelho, onde será realizada a missa campal, às 11h.

→ Sexta-feira (29), Feriado de São Pedro, é dia de Passe Livre no Município

No Largo a Associação de Pescadores da Vila São Miguel (APESMI) estará assando e comercializando a tradicional anchova. O secretário da Pesca de Rio Grande, Cláudio Costa, falou da expectativa para o dia 29. “Queremos, mais uma vez, marcar esse dia, que é tão importante para os pescadores e pescadoras de Rio Grande e, para a nossa cultura local. A anchova assada é uma das culinárias típicas do município, e o pescado uma importante fonte de renda para a comunidade pesqueira”, enfatiza.

Além do almoço com anchova assada, nas Docas também serão comercializados artesanatos da Feira de Economia Solidária e produtos da agricultura familiar.

Também compõem a organização e realização da Festa a Colônia de Pescadores Z1, a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e a EMATER local.

Assessoria de Comunicação/PMRG

Foto: Divulgação/Diocese de Rio Grande

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − 3 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.