Notícias

Prefeitura divulga nova etapa da maior rede cicloviária do município

A Prefeitura de Rio Grande vai realizar uma reunião, no próximo dia 28 (quinta-feira), para apresentação da Etapa 3 do Projeto de Rede Cicloviária do município, que já está em processo de licitação. A reunião será no Salão Nobre da Prefeitura, a partir das 19h. Na atividade, vai ser feita, também, uma exposição sobre o projeto de qualificação da rede cicloviária no trecho da rua Dom Bosco até a rua Almirante Barroso.

“Vai ser uma reunião pública”, enfatiza a secretária do Gabinete de Programas e Projetos Especiais (GPPE), Darlene Pereira. Devem comparecer quem se utiliza das ciclovias – esportistas, trabalhadores e demais interessados. Além de apresentar o projeto cicloviário, “vamos dar à comunidade a oportunidade para que as pessoas possam acompanhar a execução dessa importante obra”, explicou a secretária.

Essa etapa do projeto Rede Cicloviária está em processo de licitação, envolve R$ 2,5 milhões, e vai ser desenvolvida com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), Finisa (Caixa Econômica Federal) e uma emenda parlamentar do deputado federal Henrique Fontana (PT/RS). O prazo para conclusão dessa etapa da obra é de nove meses.

O prefeito de Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer afirmou que a administração municipal se sente desafiada a multiplicar espaços como esse nos mais variados cantos da comunidade rio-grandina. “Deste modo, poderemos valorizar, cada vez mais, a mobilidade através da bicicleta, seja para o deslocamento para o trabalho, para a prática do exercício físico ou simplesmente para o lazer.” Ele acredita que “o maior patrimônio dessa cidade são as pessoas e as bicicletas contribuem para que ela se torne ainda mais humana”.

25 quilômetros de ciclovias

Darlene Pereira não desconsidera o que já havia sido realizado em termos de ciclovias no município. Mas afirma que “o maior projeto de ciclovias em Rio Grande é o da Rede Cicloviária, que prevê uma extensão de quase 25 quilômetros em torno da cidade”. No Cassino, já foi executada a primeira etapa dessa Rede, com um total de 3 quilômetros, na Avenida Atlântica. A Etapa 2, com 5 quilômetros, abrange toda a extensão da Estrada Roberto Socoowski até a rua Saturnino de Brito.

Na Etapa 3, o percurso das obras da ciclovia será nas ruas Saturnino de Brito, passando pela rua Jockey Club, Avenida Bandeirantes, Olavo Bilac, toda a extensão da Henrique Pancada e Avenida Portugal até o canalete da Major Carlos Pinto.

O objetivo com esse projeto é criar um outro modal de transporte, “um espaço saudável, que vai atender quem pratica o ciclismo e, também, os trabalhadores urbanos, que usam a bicicleta como meio de chegar até o local de trabalho”, justifica a secretária do GPPE. “Era uma necessidade para Rio Grande e vem ao encontro da proposta de governo em ser uma cidade mais humana, mais inteligente, no sentido de usar os recursos naturais e aproveitar o potencial que a cidade tem. Somos uma cidade plana com facilidade de circular por ela por meio de bicicletas”, acrescenta.

Com o aumento do trecho cicloviário em Rio Grande, cresceu na cidade o número de praticantes e de grupos de ciclistas. Roger Lopes, ciclista e um dos integrantes do grupo Pedal Corta Vento, cita que Rio Grande tem hoje quatro grupos de ciclismo. “Só tem crescido”, diz o ciclista. Ele argumenta que o ciclismo e o aumento das ciclovias acaba com o sedentarismo, faz bem para o trabalhador de baixa renda que se utiliza desse meio de transporte para chegar até ao trabalho e para a própria segurança, pois adequa o trânsito para as bicicletas, evitando  acidentes.

Outras etapas

Além das três etapas citadas acima, mais duas estão previstas no projeto da Rede Cicloviária. A Etapa 4 estenderá a ciclovia pelas avenidas José Bonifácio, passando Primeiro de Maio, Buarque de Macedo, rua Vice Almirante Abreu, Salgado Filho. A Etapa 5, última a constar do projeto, passará pelas ruas Riachuelo, General Osório e Vasco Vieira da Fonseca. A previsão é encerrar todos os 25 quilômetros no próximo ano.

Assessoria de Comunicação PMRG

Foto: Marcos Jayahy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.