NotíciasRio Grande

Prefeitura altera calendário de vacinação para pessoas com comorbidades

A Prefeitura do Rio Grande divulgou, durante a Live semanal transmitida na sua página no Facebook, nesta segunda-feira à noite, 10, as alterações no calendário de vacinação para pessoas com comorbidades. O novo calendário vai imunizar com a primeira dose, a partir desta terça-feira, 11, as pessoas com 57 anos que apresentam alguma comorbidades e tenham como comprová-la. Ao longo da semana e até sexta-feira, 14, a previsão é vacinar pessoas de de 57 a 54 anos com a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

As alterações no calendário foram divulgadas pelo Chefe do Executivo, Fábio Branco e pela titular da Secretaria de Município da Saúde (SMS), Zelionara Branco, após a reunião do Comitê Técnico Municipal em Saúde. O calendário completo ficou definido desta forma: terça-feira(11), 57 anos; quarta-feira(12), 56 anos; quinta-feira(13), 55 anos; e sexta-feira(14), 54 anos.

Enquanto ocorria a reunião do Comitê, Fábio Branco participava de outra atividade, na Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), por videoconferência, quando se discutia a vacinação na região Sul e compra de vacinas por meio de consórcio municipal. Ele ratificou na reunião a decisão de adquirir vacinas para a população rio-grandina, por meio do consórcio já firmado na Associação.

Outro assunto na Live semanal foi a decisão do Governo do Estado de não mais utilizar a forma de classificar as regiões com bandeiras. No próximo sábado, 15, o governo deverá apresentar um novo formato de classificação para o Rio Grande do Sul.

Sobre a situação do Rio Grande frente à pandemia da Covid-19, a cidade ainda permanece com o perfil de superlotação, em se tratando de leitos ocupados (100%) e com alta no número de casos novos de pessoas infectadas com o novo coronavírus. “Há uma situação estável em Rio Grande, mas Pelotas e Bagé continuam com alta de casos”, acrescenta Zelionara Branco ao lembrar que a cidade rio-grandina é referência hospitalar para outras da região. Ela alertou ser importante que as pessoas permaneçam em distanciamento social e com os cuidados na prevenção.

Mais vacinas

Rio Grande recebeu, nesta segunda-feira, 1.140 doses da CoronaVac. “Precisaríamos de 6.500 doses, para vacinar quem tomou vacina no final de março. Essas doses recebidas vão ser utilizadas em pessoas da faixa etária de 69 anos ou mais. É a vacina de reforço, a segunda dose. A medida que forem chegando mais doses, chamaremos outras faixas para a segunda dose”, adiantou Zelionara.

Zelionara frisou que, neste momento, não há doses suficientes para distribuição nas Unidades de Saúde. Para o interior do município, vão ser distribuídas doses, a fim de se evitar que as pessoas se desloquem até a região urbana da cidade para serem vacinadas. A Secretaria da Saúde prevê que mais um lote de vacinas da CoronaVac chegue ao Rio Grande essa semana.

Atestado para comorbidades

A aplicação das doses para as pessoas que têm comorbidades iniciou na semana passada. Para receber os imunizantes, é preciso apresentar um atestado médico ou exame que comprove a comorbidade. Em Rio Grande, a Secretaria calcula que existam 29 mil pessoas com diagnóstico de comorbidades. O modelo de documento que está no site da Prefeitura para apresentação no ato da vacinação é apenas uma sugestão. O documento pode ser acessado neste link.

H1N1

À tarde, nas Unidades de Saúde, continua a campanha de vacinação contra a gripe Influenza (H1N1). A partir desta terça-feira, 11, com início às 13h30min até 16h30min, idosos com 60 anos ou mais e professores vão estar recebendo uma dose da vacina contra a gripe Influenza (H1N1). Todas as Unidades de Saúde do Rio Grande estarão aptas a aplicar esse imunizante. Para receber a vacina da gripe, a pessoa deve aguardar um período de 15 dias, caso tenha recebido alguma vacina contra a Covid-19.

Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação PMRG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.