Notícias

Prefeito, direção da Santa Casa e lideranças realizam reunião com ministro da Saúde, em Brasília

Representantes da Santa Casa, da Prefeitura de Rio Grande e lideranças da região Sul estiveram reunidas em Brasília na noite desta terça-feira (8) com o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, e com o secretário de Gabinete do Ministério, Francisco Assis. Na agenda da reunião com o Ministério, a entrega de documentação formalizando pedido de ajuda em favor da instituição filantrópica, que é referência em altas complexidades para mais de 22 municípios da região – representando abrangência de 1 milhão de habitantes.

A Associação de Caridade Santa Casa do Rio Grande vem passando por dificuldades financeiras nos últimos anos, em razão dos atrasos nos repasses de verbas pelo Governo Estadual. No início de maio, em um novo esforço para amenizar a situação da instituição, a Prefeitura de Rio Grande realizou o adiantamento de R$ 900 mil reais para a área de Urgência e Emergência da Santa Casa.

Na composição das pautas prioritárias discutidas na agenda desta noite com o ministro da Saúde, estiveram a negociação para a entrada da Santa Casa no ProSus; a renegociação de um empréstimo com a Caixa; o credenciamento do setor de Emergência da Cardiologia; o apoio do Ministério para a realização de assessoria técnica cuja finalidade é a elaboração de um diagnóstico do Complexo Hospitalar, através do Instituto Albert Einstein; e o auxílio para a aquisição de um “acelerador linear” para a unidade de Oncologia do hospital.

Sobre os pontos abordados, as lideranças conseguiram o chamamento para amanhã (9) de uma reunião técnica junto à Caixa Econômica Federal para renegociação do financiamento realizado entre o banco e o hospital, com vistas à discussão dos valores do calção do contrato e outros aspectos.  No que tange à aquisição do acelerador linear para a Oncologia, o Ministério da Saúde acenou positivamente. Sobre a assessoria técnica do Instituto Albert Einstein para diagnóstico da Associação de Caridade, o ministro mencionou que a partir de junho é possível colocar a Santa Casa entre os hospitais que também já solicitaram o serviço. O pleito do credenciamento da Emergência da Cardiologia foi alinhavado como parte da análise a ser realizada pelo Instituto.

O prefeito Alexandre Lindenmeyer informou que o grupo também utilizou a ocasião da reunião com o Governo Federal para pedir aporte financeiro para a Associação de Caridade. “Nós pedimos também auxílio financeiro ao Ministério da Saúde, recursos para auxiliar no pagamento dos funcionários e fornecedores do hospital. É mais um movimento, entre tantos que temos feito, para a manutenção de um complexo hospitalar que tem tamanha importância para Rio Grande e região”, reiterou Lindenmeyer.

O Ministério também assumiu o compromisso de enviar a Rio Grande o secretário Nacional de Atenção à Saúde para acompanhar de perto a situação hospitalar. “O ministrou firmou o compromisso de enviar o gestor da Secretaria Nacional de Atenção à Saúde ao município. Também definiu a mobilização das áreas técnicas para apoio da Santa Casa e a renegociação de financiamentos hospitalares com prazos mais longos e prestações menores. A reunião de hoje é um exemplo de que a união de todos em prol da saúde das pessoas traz resultados positivos”, completou o secretário de Saúde de Rio Grande  e presidente do COSEMS/RS, Maicon Lemos.

Entre os membros que compunham a comitiva em Brasília estavam o prefeito Alexandre Lindenmeyer (também representando a AzonaSul), o secretário de Saúde de Rio Grande e presidente do COSEMS/RS, Maicon Lemos, o presidente da Câmara de Vereadores, Flávio Maciel, o diretor-administrativo da Santa Casa, Régis Silva, o diretor-técnico do hospital, Evandro Oss, o vereador e presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Vereadores de Rio Grande, Rogério Gomes, Claudio de Lima, vereador e integrante da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, o secretário de Habitação de Rio Grande, Gilmar Ávila, o coordenador da Bancada Gaúcha na Câmara, Giovani Cherini, os deputados federais Henrique Fontana, Dionilson Marcon, Cajar Nardes, e a senadora Ana Amélia.

Assessoria de Comunicação/PMRG

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.