Notícias

Mais de 5700 crianças já se vacinaram contra o Sarampo no Município de Rio Grande

Com o objetivo de realizar uma força-tarefa para vacinar crianças na faixa etária de 1 ano a 5 anos incompletos, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Saúde (SMS), segue promovendo até a próxima sexta-feira, dia 31 de agosto, em todas as Unidades de Saúde do Município as mobilizações que integram a Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite e Sarampo.

Segundo o Ministério da Saúde, crianças devem ser levadas ao serviço de saúde mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente. A Secretaria de Município da Saúde (SMS) informa que a vacina segue disponível em todas as Unidades de Saúde para a população de 1 ano a 49 anos, mediante a apresentação da carteirinha de vacinação. A Campanha tem como foco a vacinação em crianças, mas a população que se enquadra na faixa etária da tabela disponibilizada pelo Ministério da Saúde, também pode ter acesso as vacinas, que já estão disponíveis em todos os postos.

De acordo com informações do Centro Municipal de Vigilância em Saúde, até a terceira semana, contabilizada até o dia 24 de agosto, foram aplicadas 3099 doses da vacina contra a Poliomielite (60,27% da meta de cobertura) e 5733 doses da vacina da tríplice viral contra o Sarampo (equivalente a 56,88% do público-alvo). Um pequeno número de postos ainda não atualizou os valores, assim, o levantamento dos dados referentes à terceira semana de Campanha não corresponde ao número total de crianças alcançadas.

A ocorrência de centenas de casos confirmados de Sarampo no país, sete deles só no Rio Grande do Sul, reativou o alerta em torno da doença, que desde 2014 não era registrada no Brasil.

O Sarampo é uma doença infecciosa, altamente contagiosa, causada pelo vírus Paramyxoviridaeo. É transmitida por meio da tosse ou de espirros de pessoas contaminadas. Os principais sintomas são febre alta, tosse e manchas pelo corpo. A vacinação é a melhor maneira de se proteger. A vacina tríplice viral – que protege contra Sarampo, Caxumba e Rubéola – é oferecida gratuitamente pelo SUS, a partir dos 12 meses de idade.

Em caso de dúvidas, a população deve entrar em contato com o Centro Municipal de Vigilância em Saúde, localizado na Rua Almirante Barroso, 166, ou pelos telefones (53)3231-3456 ou 3233-7288.

Confira abaixo o esquema vacinal disponibilizado pelo Ministério da Saúde

Vacina Tríplice Viral: Quem pode se vacinar

1 a 4 anos: Duas doses (1ª aos 12 meses)

                                     (2ª aos 15 meses)

5 a 29 anos: Duas doses com intervalo de 30 dias

30 a 49 anos: Dose única

Contraindicação: Gestantes e imunodeprimidos

Assessoria de Comunicação/PMRG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.