NotíciasRio Grande

Laboratório de Apoio Diagnóstico em Infectologia HU-FURG-Ebserh será inaugurado nesta terça (09)

Cerca de 5 mil testes padrão-ouro serão realizados pelo HU-FURG/Ebserh para atender Rio Grande e Região

O HU-FURG – Ebserh já recebeu do Ministério da Saúde 960 testes. E através da iniciativa da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e do Hospital Universitário Dr. Miguel Ritet Corrêa Junior (HU-FURG/Ebserh), foram adquiridos mais 4 mil testes RT-PCR. Este é considerado o padrão-ouro no diagnóstico de Covid19, porque é possível detectar o período em que o vírus está ativo no organismo, possibilitando a equipe aplicar a conduta médica necessária. A referência do Estado para os testes RT-PCR é atualmente o Laboratório Central em Porto Alegre(Lacen), e a partir de agora, poderão ser realizados na HU-FURG/Ebserh que atenderá Rio Grande e também a região.

As análises serão realizadas no Laboratório de Apoio Diagnótisco de Infectologia do HU-FURG/Ebserh que terá inauguração transmitida ao vivo, nesta terça (09) às 15h com a presença da Reitora da Universidade, Cleuza Sobral Dias, da superintende  HU-FURG/Ebserh, Sandra Brandão, e do gerente de Atenção à Saúde do Hospital, Fábio Lopes. A transmissão será pela página da FURG do Facebook.

De acordo com o HU-FURG/Ebserh, será uma ferramenta importante no enfrentamento à Covid-19, pois permite identificar a presença do vírus já nos primeiros dias da doença, com resultados no período de 24 a 72 horas, dependendo do processamento da amostra. Ainda conforme a Instituição a nova área física foi alocada no térreo do Prédio Anexo do HU-FURG/Ebserh, em um espaço de aproximadamente 100m², que foi dividido em seis ambientes: sala administrativa, almoxarifado, sala para recebimento das amostras e laboratórios (dois de Biologia Molecular e um de Imunofenotipagem).

Jornalista Thuanny Cappellari/Rio Grande TEM

Foto: Divulgação HU-FURG/Ebserh

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.