Notícias

Gestantes podem fazer visitação prévia ao HU-FURG

Boa prática envolve profissionais da Maternidade e do Centro Obstétrico

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), iniciou a prática de visitação prévia da gestante ao Centro Obstétrico (CO) e à Maternidade. A visita pode ser realizada todos os dias da semana, incluindo domingos e feriados, das 08h às 19h, e será guiada por profissionais das referidas unidades. A gestante, com ou sem acompanhante/familiar, não precisa agendar, apenas deve se dirigir à Portaria Central, acesso 4, rua Gen. Canabarro s/n., e se identificar na recepção, solicitando a visitação ao CO e Maternidade.

O acolhimento das mulheres gestantes, em visitação prévia à maternidade de referência para o parto, contribui para a vinculação da gestante ao local, ajuda a esclarecer dúvidas sobre a assistência prestada e os procedimentos adotados durante o nascimento do bebê. A ação visa tranquilizar a gestante quanto ao retorno no momento do parto, pois ela conhece a infraestrutura e a equipe multiprofissional das unidades hospitalares.

A visita que antecede o parto é uma boa prática preconizada pelo projeto de Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia (Apice ON), uma iniciativa do Ministério da Saúde, e que o HU-FURG/Ebserh aderiu em 2017. O objetivo do Apice ON é qualificar os processos de atenção, gestão e formação relativos ao parto, nascimento e ao abortamento nos hospitais com atividades de ensino, incorporando um modelo com práticas baseadas em evidências científicas, humanização, segurança e garantia de direitos. O projeto envolve mais de 90 hospitais em todos os 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.

Assessoria de Comunicação do HU-FURG/Ebserh

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.