Agenda

Fogo Simbólico da Pátria chega a Rio Grande na próxima terça-feira (21)

A Comissão da Semana da Pátria 2018 convida a comunidade rio-grandina para a cerimônia de recepção do Fogo Simbólico da Pátria. A chama chega a Rio Grande na próxima terça-feira (21), conduzida pela Liga da Defesa Nacional (LDN), e será recepcionada pelas autoridades locais na Escola Cipriano Porto Alegre, às 8h.

A chegada do fogo simbólico marca o início das atividades em alusão à Semana da Pátria. A centelha está percorrendo vários municípios gaúchos e estará vindo de São José do Norte. Na escola ficará guardada no ginásio até a abertura oficial dos desfiles da Semana da Pátria 2018.

Semana da Pátria de 2017

No ano de 2017, que marcou a 195º semana da pátria, O Fogo da Pátria foi recepcionado em Rio Grande no dia 22 de agosto. A cerimônia foi realizada nas Docas do Mercado Público e reuniu representantes do Executivo Municipal, da Liga da Defesa Nacional (LDN), de órgãos militares, dos grupos de escoteiros da cidade, do Legislativo Municipal e de escolas da Rede Municipal de Ensino. O Fogo da Pátria foi conduzido pelas ruas da cidade por atletas da Associação Rio-grandina de Corredores de Rua de Rio Grande (ACORRG).

Entre as atividades da Semana da Pátria de 2017 foram realizados desfiles militares e escolares em diversas regiões do Município. A semana também foi marcada pela já tradicional Exposição das Forças Armadas. A mostra reuniu utensílios militares do Comando do 5ª Distrito Naval e do Exército Brasileiro, além de equipamentos do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul.

Fogo Simbólico da Pátria

Em 1937, no Rio Grande do Sul, um grupo de patriotas procurava um símbolo que bem representasse o calor patriótico do povo brasileiro. Surgiu a ideia do Fogo, companheiro do homem desde a pré-história e que, nos tempos modernos, passou a ser cultuado durante as Olimpíadas. Aprovada a ideia, foi decidido que o símbolo receberia a denominação de Fogo Simbólico da Pátria e que deveria percorrer o território nacional, em peregrinação cívica.

A Liga da Defesa Nacional (LDN) se juntou aos idealizadores e criou a corrida do Fogo Simbólico da Pátria, evento realizado pela primeira vez em 1938, no pequeno percurso de 26 quilômetros entre as cidades gaúchas de Viamão e Porto Alegre.

Assessoria de Comunicação/PMRG

Foto: Divulgação/PMRG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.