ENEM para quem?

Você fez ENEM? Para quem? Isso mesmo! Para quem?! Foi para você mesmo ou para agradar alguém? Talvez aquele pai advogado que não respeita sua vontade de cursar educação física e quer que você curse direito? Ou a mãe que sonha em ter um(a) filho(a) médico(a), mesmo que esse(a) filho(a) não suporte ver sangue?

Por mais surreal que isso pareça, existem várias pessoas que desistem dos seus sonhos, ou simplesmente não conseguem amadurecer uma escolha de vida, porque há alguém que quer escolher por elas. Isso fica claro no ENEM. A porta da faculdade. Imagina você dizer para seus pais que não seguirá com a empresa da família, pois não pretende fazer administração, mas sim gastronomia?!

Sonhos, desejos, planos… que são deixados de lado para viver uma vida que não é sua. Para viver um sonho que não é seu. Obviamente, você pode entrar para aquele curso que tanto sonhou e se decepcionar. Faz parte. “Há mas isso foi uma c*g*d*.” Pode até ser! Mas foi sua escolha. É a sua vida!

A vida é simples. Nós nascemos, fazemos inúmeras c*g*d*s (aprendemos com elas) e morremos. E a vida é uma só.

Então meus caros, se você fez ENEM, faça para você. Certamente o mais importante para seus pais é que, no final de tudo, você tenha uma vida feliz.

Rapha Rickes – Equipe Rio Grande TEM

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.